Acessibilidade
23 de outubro de 2017 11:58

Jogo “Escape Room” é sucesso no Campus Mossoró

Atividade fez parte da programação dos Workshops de Engenharias e TI e de Arquitetura, Design e Moda

Febre no mundo inteiro, o jogo Escape Room – onde os participantes ficam trancados em uma sala e precisam, através da lógica, descobrir como sair – movimentou o Campus Mossoró entre os dias 16 e 20 de outubro. Parte da programação do VI Workshop de Engenharias e TI e I Workshop de Arquitetura, Design e Moda, a atividade contou 20 grupos que correram contra o tempo para descobrir quem conseguia resolver enigmas e escapar da sala mais rápido.

A Escape Room é um jogo de aventura, lógica e conhecimento no qual os jogadores ficam trancados numa sala e precisam solucionar quebra-cabeças, desafios e teste de lógica. Eles coletam pistas e dicas e usam da estratégia para completar objetivos. Tudo isso para, em apenas 60 minutos, conseguir sair da sala.

Esta foi a segunda vez que o Campus Mossoró contou com uma Escape Room e a adesão foi imediata de alunos e colaboradores que formaram equipes para participar da brincadeira. A primeira versão ocorreu em 2016 no V Workshop, e após tremendo sucesso, replicou-se a ideia em 2017 com novos desafios.

A segunda edição foi coordenada pela Profa Katia Regina Freire Lopes e executada pelos alunos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e de Arquitetura e Urbanismo. Os estudantes Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos, Rafael de Sousa Medeiros, Francisca Simone Reinaldo, Maria Stella Gurgel Mota e José Arimatéia Felipe de Lima prepararam desafios com foco no Pensamento Lógico, a Matemática, a Física e no conhecimento da própria Universidade.

Segundo a Profa Katia uma das metas da Escape Room é instigar a mente dos estudantes. “Neste ano em que os alunos das Engenharias e Arquitetura irão realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), optou-se por construir desafios baseados em questões e problemas que o aluno enfrentará na prova”, explica. Desta forma, a sala não só se tornou uma ferramenta de diversão, mas também de aprendizado, integrando-se às ações de preparação dos alunos para a avaliação.

Dois grupos se destacaram na disputa, e por uma vantagem de apenas 30 segundos, a equipe vencedora da Escape Room foi a “Espoca Bucho” formada pelos alunos da 2ª série de Engenharia Elétrica: Gabriel Melo do Nascimento, Rafael Sales de Lima, Saulo Wendson Nunes e Lucas da Costa Cruz. Em segundo lugar, ficaram “Os Legais” formado por Maria Letícia Silva de Carvalho, Yhago Klysmmam Oliveira, Raquel Dayanne M. de Lucena e Halton Augusto de Araújo, todos da 2ª série Engenharia Civil.