Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

1 de setembro de 2015 14:44

Jornalista: um profissional “apaixonado por gente” e informação

Investigar, ouvir, passar informação para a população, são algumas das tarefas do Profissional de Jornalismo. Ser apaixonado pelas letras e amar transmitir conhecimento dos fatos de interesse público, com ética e respeito pelo ser humano, são os elementos que fazem a honra e a importância do jornalista na sociedade. Com o grande fluxo de informações que temos hoje: redes sociais, mídias diversas, sites e blogs; o profissional de comunicação se classifica como filtro dessas notícias, transmitindo para as pessoas o que se destaca como verdade.

O jornalista pode atuar em TV, na produção de notícias, ou na frente das câmeras como repórter. Outros meios que podem ser exploradas pelos profissionais são o rádio e os jornais, redigindo ou editando matérias, além da atuação crescente como Assessores de Imprensa. Caco Barcellos, em entrevista para o Portal G1, da Globo, evidencia o perfil do repórter. “É fundamental ser apaixonado por gente, senão não dá certo. Tem que ser apaixonado pelo que faz, achar graça disso, não achar que isso é sacrifício”. No contexto atual, a internet se apresenta como uma importante oportunidade de criar vários métodos e formas de passar informação, na qual, usando a criatividade, pode englobar vários elementos para desenvolver uma comunicação inovadora.

O Guia do Estudante, site que ajuda a tirar dúvidas — orientando o estudante sobre qual carreira seguir, esclarece o que o jornalista deve ter para desempenhar o seu papel de comunicador: “Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens são requisitos fundamentais”. O Portal, que também avalia os cursos de universidades de todo o Brasil, classificou o Curso de Jornalismo da UnP, dentro dos critérios de qualidade no ensino e na estrutura fornecida para os alunos, como muito bom. Em uma escala de um a cinco, a Graduação recebeu quatro estrelas. Excelente pontuação para um curso de graduação.