Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

1 de Fevereiro de 2016 17:55

Luz, câmera e Produção Audiovisual!

Você já deve saber que nas últimas décadas os avanços tecnológicos e sociais democratizaram o acesso ao cinema, televisão e internet. Entre as muitas vantagens desse processo, uma delas pode indicar o seu futuro profissional. Por trás de tudo aquilo que assistimos e ouvimos nos telões ou nas telinhas, há o crescimento e reconhecimento das Produções Audiovisuais. Conheça mais sobre essa área em expansão no Brasil e no mundo.

O profissional da área de Produção Audiovisual atua em todo o processo de criação e produção de vídeos, filmes, documentários, vídeo clips de música ou vídeos publicitários. Todo aquele conteúdo que você assiste, tem um produtor que trabalha o roteiro, a cenografia, fotografia, figurino, iluminação, animação, edição, direção, sonorização e finalização.

Se você tem dúvidas sobre o potencial dessa profissão, é bom saber que o portal de comunicação Meio e Mensagem publicou uma notícia recente com dados que comprovam o crescimento da área no Brasil. De acordo com o Informe Anual da Agência Nacional do Cinema (Ancine), ouve uma alta considerável de espectadores nas salas de cinema do país, em torno dos 11%. E tem mais, “em 2015, foram lançados 128 longas-metragens nacionais. Comparado a 2014, com 114 lançamentos, houve aumento de 12,3% em títulos brasileiros nos cinemas.”, comenta a reportagem.

Gostar da área é só o primeiro passo para ingressar na carreira. O produtor de audiovisual tem que ser criativo, comunicativo e possuir capacidade de transmissão de ideias com clareza, gostar de trabalhar em equipe, ter noções de empreendedorismo e dos diversos níveis de expressões culturais além do cinema, como dança, fotografia, teatro e música, pois são elementos dessas manifestações que compõem a produto final.

Se identificou? Para quem sonha em trabalhar com produção de filmes, comerciais e todo esse universo de imagem e som, gostou de saber que a profissão vem crescendo e agora deseja entrar nessa área, a boa notícia é que a UnP oferece o curso de Produção Audiovisual. Uma Graduação com 2 anos de duração, que conta com corpo docente especializado e atuante no mercado, produtora de Cinema e TV, estúdio de rádio, estúdio de fotografia e laboratórios de informática.