Medicina humanizada
27 / Abril / 2022
Alunos da 11ª série de Medicina estão atuando na Unidade Básica de Saúde de Regomoleiro em São Gonçalo do Amarante. O trabalho faz parte do Internado de Medicina de Família e Comunidade e se concentra no atendimento integral na Atenção Primária à Saúde.
Assim, divididos em grupos de cinco pessoas, os doutorandos vêm acolhendo todas as pessoas e procurando uma abordagem humanizada e voltada para resolução dos problemas, procurando explorar as ferramentas da medicina de família e comunidade.
“Essa prática procura absorver as demandas locais, criar o vínculo com o paciente e utilizar da longitudinalidade e prevenção quaternária para promover uma medicina baseada em evidências e evitar iatrogenias”, explica a preceptora médica, Mariana Chianca que acompanha os alunos.
O estímulo à prática da saúde in loco e promoção da saúde preventiva tem sido possível por meio de uma parceria entre a UnP e a Prefeitura de São Gonçalo do Amante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Durante sua atuação, os estudantes já receberam a visita do secretário Jalmir Simões acompanhado do diretor da unidade Gileno Barbosa. A UBS atende, além de Regomoleiro, as comunidades de Barreiros e Conjunto de Todos.