Acessibilidade
24 de Maio de 2012 09:42

Médico Sérgio Tirmerman realiza palestra na Escola da Saúde

A Pós-Graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica está trazendo para os seus alunos a palestra de um dos maiores especialistas da área no Brasil, o médico Sérgio Tirmerman, que falará sobre “Síndromes Coronárias Agudas e Síndrome do Coração Partido”. O evento será realizado no auditório da Unidade Salgado Filho, a partir das 19h.

O palestrante convidado possui um extenso currículo dentro dos serviços de emergência e de cardiologia no Brasil, sendo o responsável pela implantação do SAMU no país. Além disso, Tirmerman também atuou à frente de várias instituições médicas nacionais e como consultor em Instituições públicas de gestão da saúde, como por exemplo, o Ministério da Saúde.

Atualmente é Coordenador e Professor da Graduação em Medicina da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. Também atua à frente de diversas entidades alcance nacional e internacional, assim como de publicações científicas do campo da cardiologia. Seu trabalho no Ensino inclui a pesquisa em Cardiologia/Medicina Intensiva, Medicina de Urgência/Emergência e Pesquisa Clínica em Cardiologia/Urgência e Emergência.

A palestra acontecerá no dia 01 de junho, exclusivamente para os alunos da Especialização em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica, e terá suas inscrições realizadas no local. Confira abaixo um pouco mais sobre a carreira do Drº Sérgio Tirmerman.

 

Sobre o Palestrante

-Sérgio Timerman é Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC (1982) com Pós-Graduação Lato Sensu (residência médica) em Clínica Médica e Cardiologia, Emergência em Cardiologia reconhecidas pelo MEC; possui título de especialista em Cardiologia (SBC/AMB), Medicina Intensiva (AMIB/AMB) e Clínica Médica, com Área de Atuação em Medicina de Urgência (SBCM/AMB), e Doutorado (Strito Sensu) em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001).
 
-É médico da Divisão de Cardiologia Clínica do Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP, exercendo cargo de Diretor do Laboratório de Treinamento, Simulação e Pesquisa em Emergências Cardiovasculares. Diretor acadêmico da Escola de Ciências da Saúde e Escola de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi – Laureate International Universities. Diretor
Médico da Companhia Aérea American Airlines no Brasil.
 
-Diretor do Instituto Cultural Mauricio de Sousa. Ex-Consultor na área de urgência e emergência do Ministério da Saúde. Coordenador de Cardiologia do Estado do Acre.
 
-Atual Presidente do Capítulo de Ressuscitação da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), na gestão 2010-2012. Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência – ABRAMURGEM – regional São Paulo. Diretor Científico – ABRAMURGEM. É médico concursado da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Professor/Coordenador do Curso de Graduação em Medicina, na Disciplina de Urgência e Emergência da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES.
 
-Vice-President Florida College of Emergency Physician, Leadership Council on Cardiopulmonary, Critical Care, Perioperative and Resuscitation – American Heart Association (3CPR Council), International Fellow (FAHA) pela American Heart Association (AHA) e Council on Cardiopulmonary, Perioperative and Critical Care e International Fellow pela American College of Cardiology. Ex-Presidente Interamerican Heart Foundation, Ex-Diretor Científico do ECC da Interamerican Heart Foundation, Ex-Presidente Consellho Latino Americano de Ressuscitação – CLAR.
 
-Membro fundador e delegado da Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação (ILCOR), participando dos Consensos Internacional de ECC-CPR 2000-2005 e 2010. Editor de oito revistas médicas brasileiras e uma internacional. É autor/editor de seis livros nas áreas de Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Urgência/Emergência e Ressuscitação Cardiopulmonar editados, no Brasil
 
-Especialista na área de Clínica Médica, Cardiologia, Terapia Intensiva e Urgências Médicas. Atua principalmente no ensino de Graduação e no treinamento de profissionais da saúde, além do ensino em emergência, sendo o introdutor no Brasil dos Cursos ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, BLS – Suporte Básico de Vida, PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria, Heartsaver DEA e na área de Síndromes Coronarianas Agudas iniciou o projeto EMERGE e TIME no Brasil.
 
-Tem como áreas maiores de atuação: ensino e pesquisa em Cardiologia/Medicina Intensiva, Medicina de Urgência/Emergência e Pesquisa Clínica em Cardiologia/Urgência e Emergência.