Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

27 de setembro de 2018 18:24

Mestrado em Biotecnologia firma parceria com Universidade de Londres

Pesquisadores do PPGB vão atuar no desenvolvimento de produtos naturais que combaterão o câncer e doenças neurodegenerativas

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB) firmou uma parceria com o Prof. Dr. Andreas Schatzlein, da University College London (UCL). A instituição tem tradição milenar no Reino Unido, sendo uma das principais universidades de pesquisas multidisciplinares do mundo. A pesquisa contemplará o desenvolvimento de produtos naturais obtidos através de plantas do Nordeste e que poderão ter aplicação pré-clínica no combate ao câncer e doenças neurodegenerativas.

A parceria se deu através do Prof. Dr. Francisco Humberto Xavier Junior se estendendo às Profa. Dra. Maria Aparecida Medeiros Maciel e Profa. Dra. Amália Cínthia Meneses do Rêgo, que estarão desenvolvendo pesquisa integrada na área da biotecnologia de fármacos. Na pesquisa, serão utilizadas as cascas do caule de C. cajucara Benth (nome popular Sacaca) e de folhas de Cleome spinosa Jacq. (nome popular: Mussambé), bem como de bioativos isolados de árvores de copaíba.

O trabalho desenvolvido permitirá otimizar materiais com aplicações terapêuticas específicas, conduzindo ao desenvolvimento de materiais supramoleculares que auxiliam nas doenças que ainda não se encontram com curas totalmente solucionadas. As pesquisas terão início ainda este ano, e o Prof. Humberto viaja para Londres em novembro de 2018 para dar continuidade aos experimentos, que nesta fase terão os bioformulados já desenvolvidos.

“Desta forma, estamos expandindo as fronteiras da UnP (PPGB), do Brasil e da Ciência Nacional, com foco em uma das áreas científicas que mais cresce no mundo: a nanotecnologia. Ela vem sendo intensamente aplicada na área biomédica, devido ao fato de que as nanobiopartículas possuem a capacidade de atravessam barreiras biológicas, permeando eficazmente órgãos e tecidos”, explica a Coordenadora do PPGB, Profa. Amália Rego.

SOBRE A UCL

Especificamente na Inglaterra, a UCL é a maior instituição de Ensino Superior e Pós-Graduação possuindo cerca de 39.473 alunos e mais de 11 mil funcionários. Por estas razões, a Universidade ocupa lugar de destaque nos rankings nacionais e internacionais. Segundo o “QS World University Rankings 2018”, a UCL ocupa o 4º lugar entre as universidades mais importantes do mundo, e o seu Departamento de Farmácia (School of Pharmacy) ocupa 7º lugar no ranking mundial entre as melhores instituições na área.