Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

22 de Maio de 2015 16:21

Mostra de Robótica trará inovações desenvolvidas por novos alunos da Escola de Engenharias e Ciências Exatas

Grande expectativa cerca a Mostra de Robótica 2015, que será realizada durante o IV Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas e II Simpósio do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás, entre os dias 27 e 29 de maio. Nessa edição, alunos das séries iniciais do curso de Engenharia de Computação também vão participar, e cada vez mais mostram interesse em abraçar projetos inovadores.

É o que relata o Professor André Felipe Oliveira, responsável pela disciplina Programação de Computadores. Ao longo de 2014, o Professor investiu em um monitor de cálculo numérico desenvolvido junto com um aluno da 5ª série do curso. “Nesta oportunidade, percebi a importância dos alunos terem uma atividade relacionada ao curso fora das paredes da sala de aula”, relata André Oliveira. A partir de então, ele passou a procurar os alunos para ajudar a desenvolver projetos em Computação.

Foi nesse contexto que os alunos, na época da 4ª série de engenharia, decidiram montar uma empresa de jogos. Eles desenvolveram alguns aplicativos, e, com isso, muitas habilidades inerentes ao curso. “Alunos de períodos mais recentes, percebendo que era possível desenvolver, me procuraram e eu os apoiei em alguns projetos particulares e que exercitam muitas habilidades que somente aprenderiam em disciplinas da 6ª e 7ª séries.”

Dentre os projetos estão o braço robótico controlado por joystick de playstation 3. Neste trabalho os alunos utilizaram conhecimentos de circuitos elétricos, eletrônica analógica e digital, cálculo 3, controle de processos I e robótica. Além desse projeto, outro aluno do 3º período, Rômulo Cabral Santos, está desenvolvendo um drone, usando os mesmos conhecimentos. Devido aos resultados rápidos, outros alunos desta série têm procurado o Professor André para desenvolver projetos, “todos muito motivados a ‘sair da caixa’”, como ele destaca.

Recentemente os alunos do 4º período de Engenharia Elétrica resolveram “entrar na onda” e estão tentando reproduzir um braço robótico controlado, e alguns outros trabalham na construção de carrinhos controlados remotamente. Ainda durante a Mostra de Robótica, será realizada uma palestra apresentando a empresa de jogos, e outros estudantes vão apresentar projetos como o sistema de gerenciamento de reservatório (gestão da água consumida), e sensores capacitivos de nível de água.