Acessibilidade
23 de agosto de 2016 15:58

Parnamirim recebe novos serviços odontológicos em parceria com a UnP

Desde o dia 19 de agosto, o Município de Parnamirim conta com 40 novos consultórios odontológicos voltados à população, distribuídos em três clínicas, duas nas Unidades Básicas de Saúde do Município, localizadas nos bairros Parque Industrial e Santos Reis, e uma no Núcleo Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – conhecido como NIPEC UnP, localizado na Rua Aspirante dos Santos, também no bairro Santos Reis. Com essas novas aquisições, a expectativa do Secretário de Saúde do Município, Henrique Costa, é de serem realizados em média 360 atendimentos por dia.

Nos consultórios são disponibilizados serviços de diagnósticos, restauração, exodontia, profilaxia (limpeza), e orientações para higiene bucal. Os atendimentos são gratuitos e voltados para toda a população, de crianças à idosos. Para agendar, é necessário ir até uma das clínicas com RG e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 pela manhã, e a tarde das 13h30 às 17h. Os consultórios ainda contam com salas e equipamentos de raio-X odontológico e estão preparados para atender pacientes com necessidades especiais.

Os novos consultórios são resultados de um convênio entre a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, e a Prefeitura Municipal de Parnamirim, com o objetivo de atender à população seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde. Os atendimentos serão realizados por alunos do último ano do Curso de Odontologia da UnP, sob a orientação de tutores, professores e preceptores, todos especialistas nos serviços oferecidos, que contribuem com a formação prática do aluno e com a qualidade do que é ofertado aos usuários dos serviços.

  • Unidade Docente Assistencial Governador Aluízio Alves

Os novos serviços odontológicos chegam para somar aos benefícios já prestados à população através da Unidade Docente Assistencial, um centro clínico mantido em parceria com a Prefeitura Municipal, que comemora oito anos de funcionamento em 2016, com um total de 141.581 atendimentos realizados. Para celebrar, no mesmo dia da inauguração das clínicas de odontologia, a UDA atendeu por livre demanda de serviços de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Odontologia, Nutrição, e Enfermagem, com aferição da pressão, teste de glicemia, orientações sobre aleitamento materno e banco de leite, além de procedimentos estéticos e outras atividades relacionadas à saúde e bem-estar.

A Unidade Docente Assistencial atende diariamente cerca de 170 pessoas, com serviços de média complexidade voltados aos usuários referenciados que tenham sido atendidos pela Unidade Básica de Saúde de Parnamirim e possuam ficha de referência a ser apresentada na Central de Regulação ou no setor de Serviço Social da UDA. Atualmente, são disponibilizados 24 tipos de especialidades na Unidade, entre elas, Alergologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Psiquiatria e Nutrição.

Os atendimentos são realizados por alunos da Escola da Saúde, que cursam as últimas séries dos seus respectivos cursos e que estão em fase de estágio, acompanhados por preceptores, professores e tutores da Universidade Potiguar. Para ter acesso aos atendimentos, os interessados devem comparecer ao local para agendamento, que também fica na Rua Aspirante dos Santos, no bairro Santos Reis.