Acessibilidade
19 de Maio de 2015 18:57

Música, pontes de macarrão e outras novidades agitam IV Workshop da Escola de Exatas

Uma programação repleta de novidades marcará o IV Workshop de Engenharias e Ciências Exatas e II Simpósio do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás, que serão realizados entre os dias 27 e 29 de maio, na Unidade Nascimento de Castro da UnP. Na noite de abertura dos eventos, dia 27, se apresenta na Unidade o trio “Xame e Xote”, formado por alunos do curso de Engenharia Civil. Eles tocam o típico forró pé de serra e já se apresentam regularmente em casas de show.

Outra atração do Workshop será o concurso das Pontes de Macarrão. Consiste em utilizar um tipo especial de macarrão e de cola para montar estruturas semelhantes a pontes. Já há mais de vinte grupos de alunos inscritos. As pontes previamente montadas serão levadas ao palco do evento, às 19h do dia 29. Será vitorioso o grupo cuja ponte suportar mais peso.

“É uma atividade voltada aos alunos de Engenharia Civil e orientada pelo professor da disciplina de Estabilidade, Felipe Ferrucio, que elaborou um edital com instruções pormenorizadas”, relata a Professora Ana Katarina Aragão, Coordenadora geral do Workshop. Outro destaque, conforme ela antecipa, será a Mostra de Robótica, sob a coordenação do Professor André Felipe Oliveira, responsável pela disciplina Programação de Computadores. Os alunos vão apresentar artefatos como um braço mecânico, um protótipo de drone, um carrinho de controle, entre outros.

Também de forma inédita, será realizada uma exposição artística totalmente articulada pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo. Uma sala especialmente destinada a essa finalidade mostrará trabalhos que resultaram de oficinas de pintura e desenho de objetos, e também de desenho urbano elaborados nos últimos semestres. “Cada curso terá atividades que exploram todo o potencial de inventividade e elaboração de nossos alunos”, relata a coordenadora geral.

Ainda no quesito inaugural, marca registrada deste IV Workshop, pela primeira vez a Escola Técnica da UnP participará do evento, inclusive expondo trabalhos propostos por alunos, como as maquetes desenvolvidas no âmbito do curso técnico de Desenho de Construção Civil.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO

INSCRIÇÕES PARA O WORKSHOP