Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

26 de outubro de 2017 14:38

Música potiguar emociona em evento da Laureate nos EUA

A canção "Here For Good", em alusão ao lema da cultura da rede, foi escrita pelo Prof. Barney Villela

Amar sem fronteiras, conectar corações e aprender trocando experiências são alguns dos pilares transmitidos na música “Here For Good” escrita em alusão ao lema da cultura Laureate, pelo Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UnP, Prof. Barney Villela. No evento mais importante da rede nos Estados Unidos, no dia 13 de outubro, que reuniu presidentes das instituições de todo o mundo, a música foi tocada sintonizando e reafirmando a união do movimento em busca de um mundo melhor por meio da educação e do amor.

Durante a primeira web conferência com o Presidente da Rede Laureate, José Roberto Loureiro, o professor e compositor ouviu mais sobre a cultura da rede. “No momento, me surpreendi com a ideia de fazer a música. Olhei ao redor e enxergava as pessoas compenetradas naquilo que ele falava e eu bastante eufórico com a ideia que tive. Comecei a anotar tudo que ele falava, tudo que pudesse ser traduzido para representar a cultura da rede. As ideias começaram a surgir”, afirma.

O processo criativo durou cerca de 15 meses e essa foi a sua segunda música em inglês. O professor explica que as ideias foram chegando e cada dia surgia uma nova porque não parava de pensar. “Pensei em começar a música com falatório de corredor e o som do sinal, alertando que ‘a aula vai começar’. Então, tive o cuidado de tentar gravar o início da música nos corredores da UnP, pois quando saímos das salas nos intervalos escutamos exatamente esse barulho”, conta.

Alguns quesitos foram seguidos no momento da produção: a música precisava ser em inglês e com um estilo mais pop, estabelecendo comunicação direta com o aluno. Além disso, transmitir a cultura, por meio do que se acredita. Villela declara que foi uma das músicas mais difíceis que escreveu, pois teve primeiro a ideia, não a inspiração.

Assim que a música foi gravada, enviou para a Presidente da UnP, Sâmela Gomes. Após a aprovação, compartilhou com os Comitês Acadêmico e Executivo. Em seguida, encaminhou ao Vice-presidente da Rede Laureate, Marcelo Cardoso.

Veja ao final do texto a letra e ouça o áudio da música.

TRAJETÓRIA
Não é de hoje que o Prof. Barney compõe músicas. Em 2000, ele teve sua primeira participação em um concurso de música em um festival na UFRN, o Festival da Canção Universitária da APURN, representando a UnP. Na ocasião, ele ficou classificado em 2º lugar com um blues (Inimigo meu). O portfólio é extenso, com mais de 435 composições, 57 músicas gravadas em estúdio e atualmente, está produzindo o terceiro CD.

Carioca, ele veio morar em Natal em 1993, iniciando na Universidade Potiguar como docente do Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, quando havia somente a Unidade da Floriano Peixoto e, em 1998, se tornou Coordenador de curso. Atualmente, ele é Coordenador do NEaD, sendo responsável pelas ofertas das disciplinas on-line e de cursos semipresenciais.

Com os irmãos, no Rio de Janeiro – um músico (Xambu) e outro ator (Roney Villela), sempre esteve imerso em uma vertente artística muito forte, o que foi fundamental para alimentar o desejo de começar a compor quando chegou em Natal. “Inicialmente, não sabia se era a saudade do envolvimento que eu tinha com a música nas noites cariocas nos anos 80, nas violadas com meus irmãos e com os amigos. Ao chegar em Natal, senti muita falta dessa proximidade, isso me incentivou a tentar compor”.

“Sempre fui apaixonado por música, mas nunca achei que pudesse fazer. Tinha o impedimento de não saber tocar nenhum instrumento, mas mesmo assim eu tentei. Quando tentei consegui”. Entendendo que a música é algo que consegue fazer, ele relata que mesmo não sendo músico, se esforçou para desenvolver essa habilidade que é o processo de composição. Nas tentativas e nos erros, fazia música. Ao longo do tempo, conseguiu “entrar no ritmo das produções” e a cada dia que passa vem ampliando o portfólio, a trilha sonora da vida, com suas letras.

“Como todo músico, eu tenho o desejo de que minha música seja ouvida, é uma arte que eu faço com muito carinho, coloco muita energia, dedicação e capricho para que seja apreciada, declarou o Prof. Barney. Não faço questão de ser o cara que vai sair cantando em todas as cidades, mas eu gostaria de ser gravado para que as pessoas conhecessem as músicas que eu tenho”.

Clique aqui para ouvir “Here For Good” de Barney Villela.
Clique para ver a letra da canção “Here For Good” de Barney Villela.