Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

20 de novembro de 2019 16:11

Nanotecnologia: professor do PPGB-UnP palestra em Simpósio Internacional

Prof. Francisco Humberto Xavier Junior ministrará palestra no dia 28 de novembro em Manaus (AM)


O Prof. Dr. Francisco Humberto Xavier Junior, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB-UnP), será palestrante no 1º Simpósio Internacional de Nanotecnologia em Manaus.

O evento acontece de 27 a 29 de novembro e tem como tema “Abordagens para aplicação em saúde”. Na ocasião, o Simpósio contará com a presença de pesquisadores renomados internacionalmente na área de nanotecnologia. Eles irão discutir os recentes avanços realizados na área de saúde humana usando bases nanotecnológicas para diferentes aplicações terapêuticas.

A palestra do Prof. Humberto acontecerá no dia 28 como parte da mesa-redonda “Projetando nanopartículas para entrega de medicamentos”. Ele irá abordar o tema “Desenvolvimento racional de nanossistemas terapêuticos contendo produtos naturais”.

“A nanotecnologia é uma área em constante expansão com diversas aplicações para saúde humana. Com o intuito de desenvolver um produto terapêutico eficaz e com máximo aproveitamento das propriedades bioativas das substâncias naturais, o designer racional de nanossistemas representa uma possibilidade de produção rápida, otimizada, econômica e focada no objetivo a ser atingido pelo nanossistema”, explica o Prof. Humberto Xavier.

De acordo com Xavier, a sua linha de pesquisa é focada no desenvolvimento de produtos nanotecnológicos para aplicação em diferentes doenças humanas incluído câncer, Alzheimer, infecção e inflamação. O trabalho usa modelos estatísticos e de simulação computacional físico-química para prever a interação entre os compostos na formulação, e assim alinhando a teoria com a prática, é possível obter um sistema nanotecnológico com propriedades físico-químicas e/ou terapêuticas maximizadas.

“A extensão internacional universitária que envolve conferências em congressos internacionais são critérios de avaliação dos programas de pós-graduação pela CAPES. Assim sendo, temos um corpo docente divulgando as pesquisas desenvolvidas no PPGB-UnP, representa um grande destaque nas ações de internacionalização do nosso programa de pós-graduação”, explica a Profa. Dra. Amália Cinthia Meneses do Rego, coordenadora do PPGB-UnP.