Acessibilidade
1 de Março de 2015 11:05

Nem pressão, nem desânimo. Saiba como se manter motivado durante os estudos

Você está se preparando para um grande ano. Com o fim do Ensino Médio, o foco agora está na preparação para a escolha do curso e para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Mas só em pensar em todos esses meses de estudo um dilema já surge: como se manter motivado? Algumas dicas podem ajudar a encarar a trajetória a caminho do sucesso dos seus objetivos.

Um bom começo é pensar positivo, em como recuperar o tempo perdido ou as matérias atrasadas. Ficar nervoso, deixando a ansiedade afastar sua concentração para longe não ajuda em nada. Pelo contrário! Só atrapalha. Então, acumulou conteúdo ou não consegue resolver aquela questão cabeluda? Foca na solução e segue em frente.

Tomado pelo espírito do “vamos em frente”, é tempo de pôr tudo em seu devido lugar. Faça uma lista do que você aprendeu no dia e reconheça as pequenas vitórias. Naquele momento em que o desânimo bate, colocar no papel o que você estudou é uma boa saída para seguir na disciplina. Comemorar todas as conquistas, mesmo que pequenas, é um dos caminhos para te dar uma dimensão mais ampla do que já foi feito e o que ainda falta.

Mas nem só de estudo vive o homem. Tão importante quanto as horas debruçado sobre os livros, é o tempo dedicado a sua saúde. Comer e dormir bem vão fazer toda diferença na disposição do dia seguinte. E, por último, reflita sobre sua escolha. Se você já sabe que carreira quer seguir, procure entende o que isso significa para você, quais as reais razões que te fizeram optar por ela. Lembre-se que provavelmente os próximos anos da sua vida serão vivendo esta rotina. Estabeleça o que é importante para você, pessoalmente, e priorize os seus sentimentos. Não se deixe levar pelas opiniões dos outros, mantenha o foco no que o seu objetivo significa para você e siga motivado, afinal, 2015 é o grande ano!