Acessibilidade
22 de Abril de 2014 12:53

Novo Centro de Estudos Internacionais abre as portas para pesquisa e extensão

A vida acadêmica não é só sala de aula, ela vai muito mais além. E foi pensando em incentivar a pesquisa e extensão que a Universidade Potiguar, através do curso de Relações Internacionais, lançou no último dia 16 o Centro de Estudos Internacionais. A nova estrutura já está funcionando e está localizada no antigo Laboratório de Turismo,  na Unidade Roberto Freire.

Criado com o objetivo de concentrar as ações de pesquisa e extensão, o Centro foi apresentado aos alunos do Curso e professores. Na ocasião também foram divulgados os nomes dos 20 alunos que participarão das atividades.

Para o Diretor da Escola de Gestão e Negócios, professor Raniery Pimenta, o lançamento do Centro de Estudos Internacionais é concretização de uma premissa da Instituição. “Essa é uma forma de consolidar a pesquisa e extensão dentro da Universidade, importante para formação do cidadão. O desafio para este ano é grande e o trabalho não deixa a desejar a nenhuma universidade do Brasil. O trabalho desenvolvido aqui será referência, sem dúvidas”, destacou.

O Coordenador do Curso, professor Otávio Correia, também estará a frente dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro. “A profissão de Internacionalista é recente e a ciência também. O estudo vem se difundindo bastante nos últimos dez anos e nós temos muito a contribuir, não só na comunidade local, como também em áreas internacionais, pois o Internacionalista é um cidadão do mundo”, disse o professor.

O Centro de Estudos Internacionais atuará na área de pesquisa os trabalhos de Centro estão divididos em três observatórios: Observatório de Política Externa; Observatório de Raças e Minorias; e o Observatório de Diplomacia Subnacional. Já em extensão serão formadas: a Central de Simulação de Organizações Internacionais; a Central de Formação  aos Militares  para Operações Humanitárias da ONU; e a Central de Acompanhamento Cultural de Intercambistas.

Além destas áreas, serão realizadas ainda palestras, minicursos, workshops e ainda a promoção de um Colóquio Internacional e a formatação de uma revista eletrônica para publicação dos trabalhos.