Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

27 de Março de 2017 14:58

Núcleo de Apoio Contábil é lançado com treinamento para alunos de Ciências Contábeis

O lançamento contou com a presença de representantes da Receita Federal e palestra sobre Imposto de Renda.

A UnP e a Receita Federal do Brasil (RFB) lançaram o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no dia 24 de março, na Unidade Floriano Peixoto. A célula de atendimento, a ser instalada na Universidade, oferecerá diversos serviços de orientação aos contribuintes referente aos impostos federais. A apresentação do projeto para alunos e professores e o primeiro treinamento foi ministrado aos participantes, pelo auditor fiscal Sílvio Moreira, sobre Imposto de Renda Pessoa Física.

Estiveram presentes no lançamento representantes da Receita Federal e da UnP:  Chefe da Divisão de Interação com o Contribuinte – 4ª Região, Mariana Valença; a coordenadora do NAF na 4ª Região Bruna Dalle; A coordenadora Substituta do NAF, Manuella Cordeiro; o delegado da RF do Brasil em Natal, Francisco Aurélio de Albuquerque; o Delegado Adjunto em Natal, Carlos Roberto de Oliveira e a coordenadora do NAF em Natal, Lindóia Costa; Marcelo Bandieira, do Empreende UnP e os coordenadores do curso de Ciências Contábeis, Jorge Lutif e Cristiano Dourado.

Os alunos participantes do projeto passarão por quatro treinamentos, a fim de se especializarem nos serviços que serão realizados pelo núcleo: Imposto de Renda, Simples Nacional, Sistema Público de Escrituração Digital e procedimentos da Pessoa Física. Participaram da palestra alunos da Unidade Roberto Freire, Zona Norte e Floriano Peixoto.

O delegado da RF do Brasil em Natal, Francisco Aurélio de Albuquerque vê os benefícios que a o acordo proporcionará para as partes envolvidas. “Todos ganham com essa parceria. A Universidade ganha uma ferramenta a mais na formação dos alunos, consequentemente, os graduandos terão uma oportunidade de praticar, atendendo os contribuintes: pequenas empresas, microempreendedores individuais e empresas dos simples nacional. Para a sociedade, o benefício será a ampliação das opções onde se poderá resolver as pendências. Para a Receita Federal é também uma ampliação do seu alcance dos serviços”, destacou.

A chefe da Divisão de Interação com o Contribuinte – 4ª Região, Mariana Valença avaliou como se dará a execução dos serviços. “A ideia do NAF e proporcionar possibilidade da prática e formar o aluno, e tem um aspecto social, de atender, tirar dúvidas e orientar o contribuinte. Esse período de declaração de imposto de renda, em que o serviço da Receita Federal está em evidência é uma época excelente para inaugurar esse núcleo. Os serviços que são oferecidos no site do órgão, serão ofertados também na UnP, com o diferencial porque os alunos serão capacitados para o autoatendimento orientado dos contribuintes”, explicou chefe da Divisão de Interação com o Contribuinte – 4ª Região, Mariana Valença.

Cristiano Dourado, coordenador do Curso de ciências Contábeis, falou das expectavas com o convênio. “Essa parceria com a Receita Federal, de treinamentos e de atendimento à população, será uma relação importante e histórica para nossa instituição e acreditamos que teremos um ganho em qualidade acadêmica e de bons profissionais no mercado de trabalho. Nós que fazemos a Universidade ficamos muito felizes com a vinda do NAF. E a ideia é que a cada semestre possamos ampliar esse projeto, que esperamos que gere bons frutos” comemorou o Cristiano Dourando, que representou o Diretor do Escola de Gestão e Negócios, Raniery Pimenta.

As atividades do NAF estão previstas para comecem em maio, de início para alunos e professores e colaboradores as UnP, e posteriormente a todo o público externo.