Acessibilidade
17 de outubro de 2016 19:40

Núcleo de Reciclagem e Criação do e-Labora desenvolve tijolos de papel reciclado para construção civil

Alunos e professores da Escola de Engenharias e Ciências Exatas tem transformado produtos que seriam descartados em um novo material. O Núcleo de Reciclagem e Criação (NRC) faz parte do e-Labora, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP, e reúne alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo sob a coordenação das professoras Karla Susanna Correia Cavalcanti de Albuquerque e Diana Carla Secundo da Luz.

Com objetivo de promover a reciclagem do papel não funcional da Instituição e, junto com a experiência acadêmica, o Núcleo de Reciclagem e Criação está desenvolvendo artefatos voltados para a área da Arquitetura e Construção Civil, para gerar soluções e inovações que possam ser aplicadas a questões ambientais, econômicas e sociais do Rio Grande do Norte.

O projeto está focado na produção de tijolos em tamanho real e no estudo da sua composição química. Vários testes estão sendo feitos para comprovar sua resistência e viabilidade na construção civil. No futuro, com os resultados da pesquisa, os alunos pretendem aplicar o tijolo de papel em casos de estudos de interesse social e sustentabilidade.

De um modo amplo, a metodologia envolve três etapas. Primeiramente a coleta de todo o papel descartado pela Instituição. Em seguida, a limpeza e trituração do papel. E por fim, a transformação do material em polpa de papel. Dependendo do artefato a ser produzido, a polpa poderá transformar-se em folhas ou blocos de papel.

O NRC teve início em março de 2016 e reúne os alunos pesquisadores colocam constantemente em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Criatividade e Visualização 3D, Representação Gráfica, Espaço e Forma e Maquetes Físicas.

Confira fotos do processo de produção: