Acessibilidade
1 de Fevereiro de 2015 16:34

Nutrição além das dietas

Muito além de indicar dietas para perder ou ganhar peso, o nutricionista é responsável pela melhora e manutenção da saúde de pessoas. Direcionar o que alguém deve ou não comer é uma responsabilidade grande e por ser um curso da área da saúde, a vida de alguém pode depender dos seus cuidados. Por esse motivo, é importante estar atento a algumas características necessárias para ingressar nessa Graduação.

Ter interesse pelo bem-estar de outras pessoas, saber se comunicar e explicar informações técnicas em uma linguagem mais simples são características fundamentais de um nutricionista. Também é importante ser sensível e levar em consideração o que é acessível socioeconomicamente e culturalmente para cada um. A profissão oferece outras opções de carreira além do consultório, podendo o nutricionista trabalhar em hospitais, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, escolas, entre outros setores.

O nutricionista desenvolve cardápios alimentares com o objetivo de melhorar ou manter a saúde de pessoas. Para isso, ele avalia individualmente seus pacientes, buscando compreender as necessidades do corpo, como deficiência de vitaminas ou alergias alimentares. Pessoas com diabetes, hipertensos ou outras doenças pré-existentes também são orientados por esse profissional, que cria um cardápio para uma alimentação mais saudável para os pacientes.

A Graduação em Nutrição dura em média quatro anos e sua grade curricular inclui disciplinas comuns à Área da Saúde, como anatomia e patologia. Na UnP, única Universidade privada do estado, um dos diferenciais do curso fica por conta da metodologia, que a desde o primeiro ano aplica a Simulação em laboratórios modernos, técnica de ensino aplicada nas principais universidades do mundo.

Saiba mais sobre o curso aqui!