Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

1 de julho de 2015 15:04

O Fies passou por mudanças. Saiba mais!

Ingressar no Ensino Superior e concluir uma Graduação é o sonho de todo jovem. A escolha por uma Universidade de qualidade e de tradição também faz parte desse sonho, e se as mensalidades não fazem parte da realidade do orçamento da sua família, ainda sim o sonho não pode acabar. Através do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, um programa governamental, ingressar em uma Universidade privada é possível. Mas fique atento, o Governo Federal divulgou novas regras e limitações para a concessão do financiamento.

Para o semestre 2015.2, o Ministério da Educação vai abrir 61.500 vagas em todo o Brasil. Com as novas regras, o Fies deixa de cobrir 100% do valor da mensalidade, e passa a financiar parte da mensalidade, ficando a outra parte sob responsabilidade do estudante. Para quitar o financiamento, o estudante terá o prazo de 3x a duração do curso, e os juros passam a ser de 6,5% ao ano.

O público-alvo também foi redefinido, e agora a prioridade é atender estudantes com renda familiar per capita de até 2,5 salários mínimos. Ainda de acordo com as novas regras, 70% das vagas serão destinadas para o financiamento de cursos nas áreas da saúde, engenharias e na formação de professores. Outra prioridade será o financiamento de cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, contudo, as outras regiões não serão excluídas, apenas terão um volume menor de financiamentos aprovados.

Então, se você pretende financiar sua Graduação, e quer saber mais informações e detalhes sobre as novas regras, é bom ficar ligado no portal do MEC ou nos portais de notícias educacionais, como o Guia do Estudante. Para te ajudar, também anexamos abaixo a Portaria Normativa nº 8, do dia 2 de julho de 2015, com as regras válidas para o segundo semestre de 2015.

 

Portaria nº8 Fies_02.07.2015