Acessibilidade
20 de Maio de 2014 17:56

Obesity Day acontece no próximo dia 24

No próximo dia 24 de maio, será realizado no Parque das Dunas, a partir das 8h, o Obesity Day – Multidisciplinaridade contra Obesidade, um dia dedicado à saúde, à prática de atividade física e ao combate à obesidade e sedentarismo.

O evento faz parte do projeto Obesidade Hoje, desenvolvido pelo cirurgião Gastroenterologista Carlos Alexandre Fonseca e sua equipe, com participação de áreas diversas, integradas para suscitar em Natal/RN uma consciência de que a Obesidade é uma doença multifatorial grave e que pode levar a óbito.

Segundo dados da pesquisa Vigitel 2013 – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – divulgados no início deste mês pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, pela primeira vez em oito anos, a proporção de obesos parou de crescer no Brasil. Em Natal, por exemplo,  o percentual de adultos com massa corpórea igual ou acima de 30 caiu de 21,2% em 2012 para 16,6% no ano passado.

No plano nacional, a pesquisa mostra que metade (50,8%) dos brasileiros acima de 18 anos está com excesso de peso, dos quais 17,5% são obesos. Desde que o trabalho começou a ser feito, em 2006, a média anual de crescimento dessa população era de 1,6%.

O Obesity Day contará com a participação de médicos, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros, todos unidos para proporcionar ao público natalense uma manhã de SAÚDE, LAZER & ATIVIDADE FÍSICA, com espaços integrados, que promoverão atividades de alongamentos, circuitos, treinos funcionais, stand com espaço para crianças, jovens, adultos e idosos.

A Universidade Potiguar (UnP) também participará do evento, realizando exames imediatos para aferir glicemia, IMC (índice de Massa Corporal), entre outros. O evento conta ainda com a  parceria do Studio Bodyfit; Espaço4Life; SpK Oficina do Movimento; Moviment Pilates; Biofsio; Jovially Clínica Estética; BariVit Suplemento Vitamínico Mineral; e Água Cristalina.

As camisetas do evento estarão disponíveis a partir da próxima sexta-feira (16), na Clínica do Instituto de Endoscopia Digestiva de Natal/RN, situada na Av. Campos Sales, 763 em Tirol (próximo à Câmara dos Vereadores, em frente ao Pneumocentro), no valor de R$ 20,00. Para os usuários do Cartão ObesidadeHoje, o valor é de R$ 15,00 com apresentação do mesmo.