Acessibilidade
1 de dezembro de 2014 10:59

Oi, Universidade! O adeus ao Ensino Médio

Se sua vida fosse vista como um filme certamente haveria um cenário muito constante, o mesmo que se repete na vida de todo jovem: a Escola. Para alguns, um lugar assustador, para outros, o melhor lugar do mundo. O fato é que gostando ou não de ter vivido anos na rotina escolar, isso agora ficou para trás, e antes que você fique triste ou preocupado, lembre-se, agora uma nova fase começa, e as escolhas de como será esse momento são suas.

Muito tempo dedicado a decorar e aprender extensas fórmulas matemáticas, deveres e trabalhos a serem feitos em casa, e o suspense de ser ou não aprovado a cada ano. Os laços fortes de amizades – algumas que acreditamos durar a “vida toda”, ou o sentimento de ser um estranho entre tantos grupinhos. Tudo isso é passado, e muito pouco você vai levar para a próxima etapa: a Universidade.

A porta de entrada para esse novo momento da sua vida é o Vestibular ou o ENEM. Entre as Instituições de Ensino Superior, privadas ou públicas, sua escolha de onde estudar deve ser bem analisada, e no caso de optar por uma universidade particular, existem programas do Ministério da Educação que podem facilitar o seu ingresso, como o Fies e o ProUni, que oferece bolsas de até 100%. O portal Universia listou esses e outros programas e explica como eles funcionam.

Sem dúvidas essa é uma das maiores mudanças da sua vida, e isso não pode ser encarado de forma negativa. Muito pelo contrário, essa é sua chance de realizar o que você sonha, e de ser responsável por seus passos. Diferente da escola, na universidade ninguém te diz o que fazer e quais metas atingir. Não há uma média que você deve alcançar só para cumprir tabela. Seu sucesso profissional começa lá, e seu esforço pessoal é o que conta. Você escolhe o que quer estudar, e durante os próximos anos tem que correr atrás e pesquisar por conta própria. Portando, aproveite. Seu futuro começa agora.