Acessibilidade
1 de Fevereiro de 2015 16:47

As oportunidades do Direito

Um dos cursos com maior concorrência em diversas universidades no país, Direito é a aposta de muitos na hora de escolher qual graduação fazer, seja por influência da família, amigos ou por vocação natural. O engano de muitos, porém, é acreditar que a profissão é limitada à carreira de advogado. É importante conhecer outras possibilidades de carreira quando o assunto for Direito.

Ao concluir o curso, o primeiro desafio do graduado em Direito é ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – a conhecida prova da OAB. É esse exame que regulamenta o exercício da profissão no país, e sem essa aprovação o bacharel não pode praticar a profissão com plenitude, nem mesmo assumir cargos na área jurídica do setor público por meio de concursos.

Com o título de bacharel em Direito e a aprovação na OAB é possível escolher entre dois campos de atuação profissional: carreira jurídica ou a carreira de advogado. A primeira está relacionada com as opções de cargos ofertados em concursos públicos, em que somente quem é formado em Direito pode concorrer. As opções de carreira são: Juiz de Direito, Procurador, Desembargador, Promotor de Justiça ou Delegado de Polícia.

Já para quem deseja atuar como advogado, a dica é buscar especializações em áreas específicas. Atualmente, algumas das áreas em alta são: Direito Ambiental, Direito da Tecnologia da Informação e Direito Contratual. Contudo, as áreas tradicionais sempre têm demanda de profissionais, como o Direito Trabalhista, Direito do Consumido, Direito Penal e o Direito Civil.

Mas antes de pensar no que vem após a Graduação concluída, é necessário saber escolher a Instituição de Ensino Superior onde você vai cursar o bacharelado em Direito. No RN, a UnP oferta o curso nos campi de Natal e Mossoró, além de ter a qualidade de ensino reconhecida através de pesquisas nacionais como a do Guia do Estudante e do Ranking da Folha.

Saiba mais sobre o curso aqui!