Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

20 de outubro de 2017 17:59

Outubro Rosa é tema de palestra na Nascimento de Castro

Abordando a prevenção aos cânceres de mama e de próstata, evento reuniu alunos para receberem informações de saúde

Cuidar da saúde não é um assunto só para mulheres. E quando se fala em câncer de mama também não: para cada 100 casos da doença nos indivíduos do sexo feminino existe um caso entre os homens. Embora raro, o assunto merece interesse e atenção e, por isso, a Escola de Engenharias e TI entrou na campanha do Outubro Rosa, fazendo alusão também ao Novembro Azul que alerta a população masculina para o diagnóstico do câncer de próstata. Dentro dessa temática, no dia 19 de outubro, foi realizada a palestra “Prevenção e Saúde: vamos tocar nesse assunto?”, às 19h, na Unidade Nascimento de Castro.

Apesar das mulheres serem uma minoria na área de Ciências Exatas, os homens também compareceram ao auditório da Unidade para receberem orientações de saúde. Idealizada pela Coordenação Pedagógica de Engenharias e TI, a palestra atraiu mais de 25 alunos em busca de mais informações sobre o câncer de mama e próstata.

Realizada em parceria com a Escola da Saúde, a atividade contou com a presença da equipe do Curso de Enfermagem liderada pela Supervisora de Estágio, Daliana Medeiros, que apresentou técnicas e sobre a realização do autoexame de mamas e ainda orientações sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Foi uma palestra muito produtiva e dinâmica na qual os alunos presentes puderam ficar à vontade para expor suas dúvidas e preocupações com o tema. Em ações como essa, percebemos o quão significativo é a integração de saberes, nesse caso, entre a Engenharia e Saúde. Pretendemos expandir ainda mais as parcerias com as outras Escolas, contribuindo mais ainda para uma formação integradora e multidisciplinar”, afirma a Profa. Abinoane Barbosa, do Núcleo de Apoio Docente da Escola de Engenharias e TI.