Acessibilidade
24 de setembro de 2012 17:05

Palestra aborda atuação do Brasil como instrumento de paz da ONU

“O Brasil como instrumento de paz da Organização das Nações Unidas (ONU)”, este é o título da palestra que acontece no dia 09/10, e que será proferida pelo Tenente-coronel Ferreira Marques, Comandante do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro. A palestra, que acontece às 19h30 no Auditório 2 da Unidade Floriano Peixoto, abordará o papel do Exército Brasileiro nas forças de paz da ONU no Haiti.

Além da palestra, haverá também exposição com material da ONU e do Exército Brasileiro relacionado às missões de paz no Haiti (MINUSTAH), no pátio central da Unidade Floriano Peixoto.
 
Os inscritos poderão participar da visita técnica ao 16º Batalhão para conhecer as estruturas do Exército voltadas para a realização da próxima missão de paz no Haiti, que partirá de Natal. A visitação ocorrerá no dia seguinte, 10/10, a partir das 19h. Os participantes deverão se encaminhar diretamente para o local.

A palestra e a visita consistem em uma continuidade das atividades do I HIRI – Ciclo de Debates em História e Relações Internacionais. Os interessados devem procurar o Laboratório de Estudos Históricos (LEH) de segunda a sexta das 14h às 22h, ou se inscrever no dia e local do evento a partir das 18h (haverá pessoal de apoio recepcionando os interessados). Contatos pelos telefones 3215.1132 ou 3215.1136. O professor Mariano de Azevedo está na coordenação das atividades.

Programação da visita:

-Formatura da tropa internacional que fará a próxima missão de paz da ONU no Haiti;

-Palestra com o alto comando do Exército que está preparando a missão da MINUSTAH;

-Visita à sala de inteligência do Exército que apresentará material de estudo e preparação para a próxima missão de paz no Haiti;

-Visita ao espaço cultural do 16º Batalhão.