Acessibilidade
27 de Março de 2017 17:23

Palestra é realizada em alusão Dia Mundial do Sono na Unidade Salgado Filho

Evento foi realizado no dia 17/03 e foi promovido pelo Centro Acadêmico e Coordenação do curso de Fisioterapia.

Em comemoração ao Dia Mundial do Sono, no dia 17 de março o curso de Fisioterapia e o Centro Acadêmico da Universidade Potiguar, em parceria com a Regional RN da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), promoveram a palestra intitulada “Estudo do sono: atualização e atenção fisioterapêutica”.

Sediada na Unidade Salgado Filho, a palestra foi ministrada pelo Dr. Klayton Galante, professor da FACISA/UFRN e membro do Grupo de Pesquisa da UFRN em Ritmos Biológicos e Medicina do Sono, também membro do corpo editorial do Journal of Sleep Disorders. Durante o evento, foram discutidas a fisiologia do sono, a importância dos cuidados com a sua qualidade, os diversos distúrbios do sono, suas consequências e as opções terapêuticas.

Além da palestra, o evento contou com a apresentação dos equipamentos e acessórios utilizados o tratamento, ampliando o conhecimento dos participantes composto por estudantes de graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Ciências Biológicas de várias Instituições de Ensino Superior e também profissionais Fisioterapeutas, entre eles egressos da UnP.

Dentro da atuação profissional, o fisioterapeuta pode contribuir no tratamento de distúrbios respiratórios do sono, realizando o acompanhamento dos pacientes que necessitam de equipamentos ventilação com pressão positiva. A pressão positiva na via aérea é considerada o tratamento de primeira linha para casos de apneia obstrutiva do sono moderada e grave.