Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

8 de novembro de 2018 17:31

Palestra em Congresso aborda sujidade em alimentos

Profa. Claúdia Gentil abordou importância da microscopia em alimentos no segundo dia do XX Congresso Científico da UnP

O consumo de alimentos com sujidades (como bactérias, poeiras e pedaços de pedra) pode causar sérias doenças ao nosso organismo como diarreia, dor de cabeça, febre e infecção alimentar são as mais comuns, podendo chegar a um nível mais avançado. Este foi um dos assuntos abordados em uma palestra durante o XX Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP.

A microscopia de alimentos objetiva subsidiar o estudo e a identificação de espécies vegetais empregadas na elaboração de produtos alimentícios tecnologicamente processados. Trata‑se de uma ciência aplicada que emprega conhecimentos de botânica. Através do processo são encontradas bactérias e sujeiras livres como poeira e pedaços de pedra.

Tendo como público-alvo estudantes do curso de Gastronomia, Nutrição, Biólogos e Auxiliares de Nutrição, a palestra reuniu interessados no tema. A Prof. Claúdia Gentil, explica quais alimentos têm uma maior probabilidade de bactéria e como evitar. “Alguns alimentos como hortaliças, pimenta e cheiro-verde têm um nível de bactérias maior, devido a seu plantio ser diretamente na terra.  Em consequência disso, é exigindo uma melhor higienização com o uso de vinagre, água correte e hidrosteril”.