Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

10 de Abril de 2014 16:08

Palestra sobre História, Mídias e Cultura Visual acontece no dia 14

O Curso de História da Universidade Potiguar realiza na próxima segunda-feira, 14, a palestra “História, Mídias e Cultura Visual: Quadrinhos, Games e Caricaturas no Brasil”, que acontecerá às 19h no Auditório 2 da Unidade Floriano Peixoto.

Voltado tanto para comunidade acadêmica da UnP quanto para o público externo, o  evento contará com palestras dos docentes Luciano Magno (PUC/RJ), Roger Tavares (UFRN),  Mariano de Azevedo (UnP), e a historiadora Milena Azevedo. Na ocasião, haverá o lançamento do livro “História da Caricatura Brasileira” de autoria do professor Luciano Magno. Para participar, os interessados devem se inscrever no atendimento da Escola de Educação ou momentos antes do evento. As vagas são limitadas.

De acordo com o Coordenador do Curso de História da UnP, Professor Mariano de Azevedo, encontrar discussões acadêmicas sobre o tema em Natal não é muito comum. “De fato, o tema não é comum para os eventos do gênero que estamos acostumados a ver em Natal e também não é comum de ser tratado nas pesquisas acadêmicas. No entanto, a investigação científica de algumas mídias (sejam elas digitais ou não) tem se fortalecido nas universidades brasileiras. A indústria cultural muito tem contribuído para alimentar o que chamamos de “cultura pop”, que é consumida por milhões de pessoas diariamente, chamando atenção para a necessidade de se refletir tal universo cultural de forma séria, crítica”, analisa o professor.

Azevedo explica ainda que a ideia do evento começou com a notícia da presença do pesquisador Luciano Magno da PUC/RJ em Natal, que está realizando uma série de palestras e lançamentos do seu livro “A História da Caricatura Brasileira”, obra veiculada na Bienal Internacional da Caricatura. “Após o contato com o pesquisador e autor da obra, resolvemos expandir a discussão para outras investigações que debatem com o universo da Cultura Visual e automaticamente chegamos nos pesquisadores de alguns tipos de mídias”, disse.

Palestrantes

O professor Roger Tavares é um pesquisador experiente sobre Games (jogos eletrônicos) e coordena atualmente o Departamento de Artes Visuais na UFRN. A historiadora Milena Azevedo é, além de pesquisadora, crítica de revistas em quadrinhos (as famosas HQ’s) e analisa esse tipo de mídia impressa estabelecendo relações importantes com a sociedade e a cultura. O Professor Mariano de Azevedo tem se dedicado a investigar, assim como o Professor Roger, os games de uma forma científica, porém relacionando as narrativas de alguns jogos eletrônicos às preocupações da área da História. “Estamos unindo várias pesquisas sobre vários tipos de mídias pela problematização da Cultura Visual”, sintetizou Mariano de Azevedo.