Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de Março de 2016 15:44

Parceria da UnP com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher é celebrada no Dia Internacional da Mulher

A luta feminina por melhores condições de vida e trabalho é relembrada anualmente no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, e mundialmente a data é marcada por ações e eventos com o objetivo de promover os direitos das mulheres, bem como alertar a sociedade sobre os números preocupantes relacionados a violência contra a mulher. Nesse sentido, no dia 8 de março de 2016 uma importante parceria foi firmada entre a Universidade potiguar, integrante da rede Laureate, e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Parnamirim.

Através dessa parceria, as mulheres vítimas de violência no município de Parnamirim passam a receber atendimento clínico, social e psicológico, incluindo atendimento médico nas especialidades de infectologia e ginecologia, terapia individual e em grupo. Além desses serviços, outras medidas serão adotadas com o projeto, como medida protetiva, estudo do perfil do agressor e da vítima, e capacitação de policiais por meio de uma parceria da Universidade com a Acadepol. Os serviços já estão disponíveis, de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Parnamirim, localizada na Rua Sub Oficial Farias, 1487, Centro de Parnamirim.

Entre seus princípios, a Universidade Potiguar preza pela defesa dos direitos humanos e comemora essa parceria, realizada por meio dos Cursos de Psicologia e Serviço Social. Coordenadora da Graduação em Serviço Social da UnP, Professora Carmen Suely Cavalcanti, explica que há algum tempo a UnP vem desenvolvendo uma parceria com o Disk 100 de Parnamirim, junto a Promotoria e ao Conselho Tutelar do município, e graças aos efeitos positivos dessa ação, começaram a articular esse novo trabalho com a Delegacia das Mulheres, que a partir do dia 8 já passa a oferecer serviços importantes para o acolhimento das mulheres vítimas de violência.

Além dos atendimentos às vítimas, Professora Carmen ainda destaca a importância de capacitar os profissionais que atuam nas Delegacias da Mulher. “Antes, após a queixa, a mulher não contava com uma rede de assistência, agora, os funcionários das Delegacias serão capacitados para encaminhar as vítimas à Unidade Docente Assistencial de Parnamirim, onde elas serão acolhidas pelo serviço social e encaminhadas para os atendimentos que forem necessários, incluindo o psicológico. O serviço entra em funcionamento apenas em Parnamirim, mas esse primeiro momento também inclui a capacitação dos servidores da Delegacia da Mulher em Natal. A proposta é que essa parceria da UnP com a DEAM seja um piloto, e futuramente seja implantado em outras regiões do estado, sempre com uma coordenação colegiada, que agrega valor aos atendimentos realizados.”