Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

16 de Março de 2017 08:31

Parceria entre prefeitura de Macaíba e curso de Serviço Social cria Núcleo contra Violência

Alunos e professores da UnP atuam na averiguação e monitoramento das denúncias de agressão.

Com objetivo de mudar a realidade diante dos casos de violências, foi lançado no dia 15 de março o Núcleo de Averiguação e Monitoramento das Denúncias de Violência em Macaíba. Através de um convênio técnico entre a UnP e a prefeitura, o município contará com alunos e professores do curso de Serviço Social que atuarão na resposta e encaminhamento desses casos.

Em atividade desde agosto de 2016, a equipe é formada por 14 alunos estagiários, que vivenciam na prática as experiências relativas à profissão, sob a supervisão e orientação das professoras e tutoras Geilza Elione de Araujo e Cassia Castilho Marotti. Para Fabiana Silva, estudante da 7ª série de Serviço Social, o trabalho que está sendo desenvolvido junto com os colegas é motivo de orgulho e comemoração. “Aqui nós vemos na prática a importância das políticas sociais e como elas interferem na vida das pessoas.

Os resultados já começam a aparecer: das 191 denúncias, foram feitas 157 visitas domiciliares e 145 relatórios foram entregues aos órgãos responsáveis pelo combate e solução dos casos. “Nós já sabíamos que a violência existia, mas hoje, com a criação do Núcleo, sabemos onde acontece e quais os casos as principais vítimas”, explicou a secretária de Assistência Social de Macaíba, Andreia Carla Ferreira.

O Núcleo está localizado na sede do Conselho Tutelar, na rua Nossa Senhora da Conceição. Além das denúncias atendidas pela rede municipal (Cras, Creas, Caps, etc), são recolhidas também os casos relatados pelo Disque 100, envolvendo crianças e idosos, e Dique 180, quando as vítimas são mulheres.

Para a Coordenadora do Curso de Serviço Social, profa. Carmem Suely, o envolvimento de todos é fundamental para o resultado. “Eu acredito que esse é um trabalho efetivo, capaz de mudar um pouco da realidade da violência. A cidade ganha uma equipe dedicada”, celebrou.

A solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Cunha; a juíza Viviane Ubarana, titular da 2ª Vara da Família da Comarca de Macaíba, a presidente do Conselho Tutelar de Macaíba, Ângela Cavalcanti, além de secretários municipais e representantes da UnP.