Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

11 de Abril de 2016 16:43

Parceria entre universitárias da Noruega e de alunos UnP instala painéis solares em orfanato em Pium

Estudantes da Universidade Potiguar e da Universidade de Bergen, na Noruega, deram as mãos por um bem maior. Numa conexão intercontinental, alunos do curso de Relações Internacionais, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura se uniram a quatro jovens norueguesas para beneficiar as crianças do orfanato Lar Bom Jesus, em Pium. A partir de agora, a instituição passa a contar com 20 painéis de captação de energia solar, o que oferece maior qualidade de vida para as 40 crianças assistidas.

Estudantes de Engenharia de Tecnologia de Energias, Christel Mathiesen, Barbro Brørvik Sæten, Caroline Haugland Bjånesøy e Sunniva Oppedal escolheram colaborar com o Lar Bom Jesus como trabalho de conclusão de curso. Através de uma parceria com a Ong Education to be-E2B, presidida pela aluna de Relações Internacionais da UnP, Jacinta Machado de Carvalho, foi desenvolvido o Prosjekt Brasil. Durante uma semana as estrangeiras trabalharam na instalação dos painéis, dos cabos e refletores.

A entrega oficial dos painéis fotovoltaicos foi realizada no dia 10 de abril, com a promoção de uma grande festa para as crianças. O evento reuniu mais de 55 estudantes e professores voluntários que levaram, além de brincadeiras e momentos de recreação, doações de alimentos, material de higiene pessoal. “Foi maravilhoso ver todos doando seu tempo, numa manhã de domingo, que começou com chuva, mas todos atuaram em conjunto pelo bem do próximo. Levamos lanche, sucos e refrigerantes, bolo e muitos pirulitos e balas. Um dia excelente”, celebrou Jacinta, presidente a Ong E2B.

Com os novos painéis, além de energia limpa e sustentável, a entidade passa a contar com a isenção do custo mensal, valor que será destinado para manutenção do espaço, e as crianças podem usar o campo de futebol a noite sem perigo. Estiveram presentes na ação as professoras Carla Genúncio, Hilderline Oliveira e Cláudia Cruz, 28 alunos de Relações Internacionais e 13 alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) de Arquitetura e Engenharia Civil.

Sobre o projeto

O Prosjekt Brasil é o nome do projeto das jovens norueguesas que escolheu o lar Bom Jesus como ação social e trabalho de conclusão de curso. A iniciativa contou com grande número de patrocinadores na Noruega, já que os painéis têm um custo bastante elevado. Com apoio da Coordenação do curso de RI, dos professores e alunos da UnP, foram arrecadadas doações. A ação não acaba com a instalação dos painéis, ela social permanecerá ativa através da Ong E2B.