Acessibilidade
12 de Maio de 2011 12:12

Parceria resulta em benefícios para rede pública de saúde de Parnamirim

Por Aldo Júnior

Uma parceria firmada entre a Universidade Potiguar e a Maternidade do Divino Amor, localizada no Centro de Parnamirim, está resultando em melhorias significativas para o serviço público oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS.  Em um evento realizado no último dia 17, nas instalações da maternidade, a UnP doou cerca de 100 peças de roupas, entre lençóis e vestimentas, para serem utilizadas pelos profissionais e pacientes que transitam pelo centro cirúrgico e obstétrico. A doação chegou na hora certa. Essa era uma necessidade emergencial para que fosse possível à maternidade voltar a fazer as cirurgias eletivas e atender as demandas dos munícipes.

“Esta doação simboliza a materialização dessa parceria, que é de uma extensão intangível, mas que nos permite realizar, com ações como esta, atos concretos em relação à saúde pública, para Parnamirim e para todo o nosso Estado, e também para a formação profissional dos nossos alunos”, discursou a Reitora da UnP, profa. Sâmela Gomes, cercada por professores, diretores e autoridades públicas envolvidas no projeto.

O Secretário Municipal de Saúde de Parnamirim, Marciano Paisinho, também comemorou os frutos da parceria. Segundo ele, a procura pelos serviços da maternidade tem crescido muito e só está sendo possível manter o padrão no atendimento devido ao apoio da UnP. O secretário também disse a nossa reportagem que, no início deste ano, alguns problemas com licitações resultaram na falta de material de trabalho, daí o grande valor dessas doações; e reforçou a importância dos alunos da UnP, cujas pesquisas e formação profissional servem também para aprimorar o trabalho dos demais profissionais da maternidade.

A mesma opinião também é compartilhada pelo Diretor Administrativo da maternidade. Segundo Aluízio Maia, a importância dessa parceria com a UnP “é tão grande que não se pode mensurar”. Ele aposta que novos projetos surgirão, contribuindo para consolidar um atendimento de referência voltado ao público feminino no Estado.

A diretora do Núcleo Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – NIPEC/UnP, profa. Socorro Morais, faz questão de reforçar a importância da Maternidade do Divino Amor para a Universidade Potiguar, pelo fato da Instituição oferecer suporte aos cursos de Medicina e Enfermagem da UnP. Segundo ela, a cooperação pioneira da Universidade Potiguar em Parnamirim permitiu que o número de leitos disponíveis desse um salto nos últimos anos, passando de 17 a 60. A diretora do NIPEC lembra, ainda, que ações semelhantes também são realizadas pela UnP em hospitais de Natal, como o Hospital Santa Catarina e o Hospital da Polícia, nos quais a Universidade Potiguar está presente mostrando responsabilidade social para a melhoria ao serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde.