Acessibilidade
24 de Janeiro de 2017 11:24

Parceria UnP e Microsoft proporciona inovação e desenvolvimento acadêmico para professores

Os treinamentos são realizados em Natal e Mossoró e têm o foco em inovação no ensino e visa potencializar o aprendizado dos alunos.

A Universidade Potiguar, através da Pró-Reitoria Acadêmica (ProAcad), em parceria com a Microsoft oferece de forma continuada o desenvolvimento tecnológico dos docentes, através do Programa EuProfessor. As oficinas e treinamentos são ministrados por professores embaixadores da empresa parceira.

Estiveram reunidos na Unidade Roberto Freire, professores de várias escolas da UnP para um treinamento com o foco em inovação no ensino, dando continuidade as atividades do programa que começou em 2016. Na oportunidade foi premiado o docente que desenvolveu o melhor recurso didático produzido com as ferramentas aprendidas nas oficinas.

Os projetos inovadores em ensino, desenvolvidos pelos professores foram apresentados na manhã do dia 23. A professora Cláudia Torres, da Escola de Engenharia e Ciências Exatas, foi a vencedora, entre os três finalistas. Ela recebeu das mãos da embaixadora da Microsoft, Juciane Rocha, um notebook.

A docente aceitou o desafio e elaborou com as ferramentas de autorias, Microsoft Mix e Sway, uma forma inovadora para o ensino de física quântica em sala de aula. “Tento mostrar a teoria, com a prática. Do início ao fim, os alunos interagem com os aplicativos, com os questionários e vídeos na plataforma. As ferramentas possibilitam, por exemplo, abordamos temas relacionados a física quântica, como efeito fotoelétrico, por meio de simuladores para os alunos visualizarem, através das experiências, e assim, perceber o que está acontecendo microscopicamente, além de chamar à atenção para o que está acontecendo no dia a dia deles”, explicou a professora premiada.

A Coordenadora Pedagógica e de Inovação Acadêmica, Priscilla Silveira, destaca que a Universidade, ao promover o desenvolvimento tecnológico de seus docentes, potencializao aprendizado dos alunos. “O EuProfessor visa desenvolver de forma continua e por meio de acompanhamento personalizado os docentes da UnP, a fim de oferecer um melhor ensino educacional para os alunos finalizou.

Os treinamentos serão realizados nas demais Unidades do Campus Natal no dia 24/01 (manhã e noite). Já no Campus Mossoró, será no dia 27/01 (manhã).