Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

5 de Maio de 2017 16:48

Pedagogia realiza Oficina Cartonera e estimula alunos a criarem livros e poesias

Alunos do Curso das Unidades Zona Norte e Floriano Peixoto tiveram oportunidade em saber mais sobre o Movimento e aplicaram a técnica com a ajuda de instrutoras.

A Escola da Educação, por meio do curso de Pedagogia, realizou nos dias 24 e 25 de abril a Oficina Cartonera, nas Unidades Zona Norte e Floriano Peixoto, respectivamente. Os alunos tiveram a instrução das poetas e escritoras Mariana de Melo Cardoso e Mariana Iorio Petrovich no desenvolvimento das atividades.

Estiveram envolvidos mais de 70 alunos da 1ª série do curso de Pedagogia das duas Unidades e tiveram a  oportunidade de conhecer a história do Movimento Cartonero pelo mundo, além de elaborarem poesias e aplicarem as técnicas de corte, pintura, montagem, e confecção do livro e das capas.

A oficina proporcionou aos participantes um detalhamento da técnica Cartonera, que consiste em confeccionar livros, com capas feitas à mão e papelão reciclado, além de folhas de papel com copias de textos e imagens, utilizando fotocopiadoras.

As instrutoras explicam que o Movimento Cartonero (expressão derivada da palavra em espanhol para papelão, cartón) surgiu na Argentina, na década passada, e se espalhou pela América Latina e ganha força no Brasil e no Rio Grande do Norte.

O resultado dessa atividade criativa você acompanha nas fotos abaixo.