Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

21 de setembro de 2018 11:53

Pedreiros participam de curso sobre revestimentos cerâmicos

Ação social foi conduzida pelo Prof. Ítalo Vale dentro das atividades da Campanha de Responsabilidade Social

Durante a programação da 14ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, o Prof. Ítalo Vale, da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, ministrou o Curso Prático de Assentador de Placas Cerâmicas para Profissionais da Construção Civil. Entre os participantes, a maior parcela foi formada por pedreiros, sendo que 45% deles, possuía mais de cinco anos de atuação.

Manifestações patológicas como desplacamento, fissuras e manchas ocorrem com frequência nos sistemas de revestimento cerâmico que são ocasionadas por falhas na especificação dos materiais, ausência de projeto executivo e erros de execução. O Prof. Ítalo esclarece que, em todo Brasil, estudos e treinamentos estão sendo realizados para minimizar a ocorrência das manifestações patológicas em sistemas de revestimento.

“A qualificação da mão de obra é requisito fundamental para o atendimento ao desempenho requerido por norma aos sistemas de revestimento cerâmico. Fiquei muito satisfeito com essa ação de Responsabilidade Social por contribuir com o aperfeiçoamento profissional de pedreiros da construção civil e por ter despertado o interesse de nossos alunos da graduação em Engenharia Civil e curso de Edificações da Escola Técnica Potiguar”, comenta o docente.

O resultado foi tão positivo, que com o apoio da Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Profa. Luciana Xavier, a ação social será replicada novamente. Além disso, no mês de outubro, os alunos de Graduação e Cursos Técnicos terão acesso ao curso “Prática de Revestimento Cerâmico” também ministrado pelo Prof. Ítalo.