Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

9 de outubro de 2017 11:28

PEIEx realiza oficina sobre Plano de Negócios Internacionais

Empresas não exportadoras poderão participar da Oficina de Competividade organizada pela Apex-Brasil

As empresas não exportadoras da região do Rio Grande do Norte terão a oportunidade de incrementar os negócios e aprender mais sobre Plano de Negócios Internacionais. As inscrições estão abertas e se encerram no dia 16 de outubro para as Oficinas de Competitividade organizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A capacitação acontecerá no dia 17 de outubro e é voltada para empresas que participam do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEx).

O tema será Plano de Negócios Internacionais. Durante o dia serão apresentadas questões voltadas à construção do planejamento estratégico para entrada em um novo mercado ou para desenvolver um negócio internacional relativamente estabelecido. Além da metodologia, contribuir para o aprendizado durante o processo de elaboração do documento, o plano de negócios é uma ferramenta poderosa para argumentação dos colaboradores internos da empresa e de eventuais parceiros externos.

As Oficinas de Competitividade integram o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e visam aprimorar empresas que estão no início do processo de internacionalização e que têm interesse em exportar. O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

As ações do PEIEX acontecem em locais onde há concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.

A gestão do programa é feita pela Apex-Brasil e a execução e o ambiente de operacionalização recebem o nome de Núcleo Operacional (NO) – unidades instaladas em diferentes regiões nos estados brasileiros responsáveis pelo atendimento às empresas. Existem hoje cerca de 1.200 municípios atendidos pelos núcleos.

Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo. A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.

São 40 vagas em cada oficina e será permitida apenas uma inscrição por empresa. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail peiex@unp.br.

SERVIÇO
Oficina de Competitividade – Plano de Negócios Internacionais
Data: 17/10
Local: UnP – Unidade Roberto Freire
Horário: 8h30 às 17h30
Informações e inscrições: peiex@unp.br