Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

12 de Maio de 2011 12:12

Período de Empregabilidade em alta

 

Segundo dados do IBGE, o Brasil apresenta uma taxa de desemprego de 5,3%, a menor taxa desde março de 2002. Especialistas afirmam que o mercado de trabalho está reagindo ao crescimento econômico dos últimos oito anos.
O responsável pelo Núcleo de Estágio e Empregabilidade da UnP- Ne², Adriano Amaral, afirma que o cenário brasileiro se reflete na economia local. “O Rio Grande do Norte é o estado que apresenta maior índice de emprego formal do Nordeste (segundo o IBGE). Conseguir um bom emprego é a meta de muitas pessoas nos dias de hoje. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, pedindo qualificação e capacitação profissional. Sem formação e cursos específicos, você não consegue bons empregos”, conclui. 

A UnP, através do Núcleo de Estágio e Empregabilidade- Ne² e da Comunidade de Talentos, já inseriu no mercado de trabalho cerca de 30 mil alunos. De 2010 até fevereiro deste ano, tem contabilizado mais de nove mil estagiários. E atualmente, são 633 empresas conveniadas com a Instituição.
O coordenador explica como se candidatar a vaga de estágio e emprego através do Ne².   “Quando o Núcleo recebe as oportunidades de estágio e emprego, divulgamos através da Comunicação da UnP, que faz toda a divulgação no Jornal UnP EM FOCO e também no site da Universidade. Utilizamos ainda a nossa ferramenta de envio de e-mail, em que o aluno recebe todas as vagas que disponibilizamos. É importante que o aluno fique atento, para não perder as oportunidades existentes. Vale salientar que de cada 10 empresas, sete optam em anunciar vagas na UnP, por encontrar mão-de-obra qualificada e especializada”, declara Adriano Amaral. 
 

O coordenador da Comunidade de Talentos, prof. Joab Maciel, esclarece como funciona essa outra forma de inserir alunos e egressos da UnP no mercado de trabalho. “A Comunidade de Talentos é um banco de currículos de alunos e ex-alunos da Universidade Potiguar, onde as empresas se utilizam de um sistema informatizado para divulgar vagas e selecionar profissionais dentre os cadastrados. Esse modelo de recrutamento e seleção é denominado de e-recruitment e funciona com o sistema da Vagas Tecnologia, líder no Brasil nesse segmento. É importante ressaltar que não há custo ou investimento financeiro para as empresas que utilizam o sistema para divulgação de vagas”, afirma.
Para se beneficiar dessas facilidades concedidas pela instituição, basta cadastrar seu currículo através do www.unp.br, no ícone Comunidade de Talentos. Mais informações pelos e-mails vagas@unp.br e ne2@unp.br.

Dicas
 

Para se conquistar um bom emprego, Adriano Amaral dá algumas dicas aos alunos UnP. A primeira é a capacitação profissional. Tenha uma formação profissional, seja técnico, superior ou profissionalizante, esteja sempre procurando pelas oportunidades, lute, batalhe e fique atento às ofertas. Essas são as principais dicas para arrumar emprego em 2011. Consultando especialistas no ramo empregatício você pode conseguir ainda mais dicas e informações. Procure também pelas empresas de RH busque e alcance o seu emprego em 2011! Desse modo nosso aluno terá um leque maior de oportunidades à disposição.

 

Por Roberta Maia

Matéria publicada no jornal UnP EM FOCO nº236
De 14 a 20 de fevereiro de 2011