Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

20 de Abril de 2017 19:06

Pesquisa desenvolvida por núcleo de pesquisa de Educação Física é publicada em revista conceituada

Um artigo desenvolvido por pesquisadores da UnP foi publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, uma das mais conceituadas da área, trata da validação da versão em português da Escala de Tampa para Cinesiofobia Cardíaca (TSK-SV Cardíaca), contribui na identificação de dificuldades apresentadas pelos pacientes.

Sob a orientação dos professores Edson Fonseca e Thiago Renee, a pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Avaliação e Prescrição do Exercício (NAPEX), contou com a parceria da Universidade Potiguar com outras quatro universidades: University Health Network (Canadá), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC).

Sobre a pesquisa

A reabilitação cardíaca (RC), feita em hospitais e clínicas especializadas, tem um significativo impacto na redução da mortalidade cardiovascular e no aumento da qualidade de vida e capacidade funcional de cardiopatas.

Assim, a cinesiofobia é uma grande barreira para a RC, tanto no início, como na continuidade do programa. A pesquisa contribui para identificar essas barreiras no exercício físico, contudo, existem poucos instrumentos validados para o português do Brasil analisando esta variável.

A Escala de Tampa para Cinesiofobia Cardíaca (TSK – Tampa Scale for Kinesiophobia) consiste em um questionário que identifica sintomas de cinesiofobia, classificando a intensidade dos sintomas e dores. A cinesiofobia é uma condição onde o paciente sente um medo excessivo de praticar atividades físicas e de vulnerabilidade devido ao seu diagnóstico.