Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

10 de outubro de 2014 11:22

Pesquisa do e-Labora é destaque no Congresso Brasileiro de Concreto

 

Professores e estudantes do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) da UnP levaram uma das pesquisas – de um total de nove estudos em andamento, para apresentação durante o 56º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), que termina nesta sexta-feira (10), no Centro de Convenções de Natal.

“Análise do efluente gerado na lavagem de betoneiras em canteiros de obras – estudo de caso em Natal-RN”, coordenado pelos professores Ítalo Monte Júnior e Carla Meneses. O projeto é explicado pelo aluno e bolsista Hugo Diniz, do 8º período de Engenharia Civil, descreve o processo: “Trata-se de um sistema de decantação e filtragem da água de lavagem das betoneiras, que contém compostos com potencial intoxicante, tornando o líquido apto para reuso dentro do canteiro de obras.”

A edição deste ano do CBC foi coordenada por Hênio Fonseca Tinoco, professor do curso de Engenharia Civil da UnP e diretor da Comissão Regional do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), que promoveu o evento. A organização do evento também contou com outro professor da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, Maurilio de Medeiros Lucena, diretor financeiro da Comissão. O congresso, segundo o professor Hênio Tinoco, tornou-se uma referência na área especialmente por representar uma oportunidade de atualização e troca de informações com profissionais de várias partes do Brasil e de outros países.