Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

4 de junho de 2014 17:46

Pesquisadores do e-Labora expõem artigo em Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia

“Manejo de resíduos sólidos em canteiros de obras” é o título do trabalho acadêmico desenvolvido pelos professores-pesquisadores Ítalo Vale Monte Júnior e Carla Gracy Ribeiro Menezes, do e-Labora – Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP. A apresentação ocorreu durante o XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SIBESA), realizado no Centro de Convenções de Natal na penúltima semana de maio.

O estudo tratou dos resíduos sólidos gerados pela atividade da construção civil, considerando que eles representam um percentual significativo do material residual produzido em centros urbanos e, na maioria das vezes, termina sendo descartado de modo inadequado, gerando um passivo ambiental que traz danos significativos.

A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: A primeira consistiu de pesquisa bibliográfica da legislação brasileira, quanto às esferas nacional, estadual e municipal. Nesta, o olhar voltou-se à região objeto do estudo, a cidade do Natal/RN. Em um segundo momento, foi feito monitoramento dos resíduos sólidos gerados nos canteiros de obra de dois empreendimentos habitacionais de grande porte, com tipologia vertical, com coleta de dados nos CTR´s (Controle de Transporte de Resíduos), ao longo de todo período de execução das construções.

O estudo apresentado pelos professores Ítalo Vale e Carla Menezes demonstrou, de forma inequívoca, que a reciclagem é uma alternativa viável para minimizar o impacto ambiental decorrente do manejo inadequado dos resíduos sólidos da construção civil.

Por Stella Galvão, gestora de comunicação do e-Labora.