Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

10 de julho de 2013 19:08

Pesquisas da Escola de Comunicação são aceitas em eventos internacionais

A Escola de Comunicação e Artes – ECA da Universidade Potiguar, tem se destacado recentemente em âmbito nacional e internacional através de pesquisas do seu corpo discente e docente. Desta vez, quatro professores da Escola estão com as agendas programadas para apresentação de variadas pesquisas na área da Comunicação em eventos acadêmicos fora do país.

O professor do Curso de Publicidade e Propaganda, Josenildo Soares, é um dos que mais tem participado de eventos acadêmicos no exterior representando a ECA- UnP. De agosto a outubro, o professor tem participações confirmadas na Colômbia, Bolívia e Chile, tratando de temas variados dentro da Comunicação. No dia 21 de agosto, por exemplo, o Professor será conferencista abordando o tema “Publicidade e Cidadania”, na Universidad Central Colombiana.

Outros três docentes da ECA que irão apresentar pesquisas no exterior são a Professora Isabel Cristine, Professor Manoel Pereira da Rocha e Professora Stella Galvão, do Curso de Jornalismo. Os dois primeiros participarão do II Encontro Luso-Afro-Brasileiro “As mulheres e a imprensa periódica” em Lisboa/Portugal, que ocorrerá entre 16 e 17 deste mês, enquanto a Professora Stella participará da IX Bienal Ibero-americana de Comunicação, que acontecerá em Santiago, no Chile, entre os dias 21 e 23 de agosto.

A Diretora da Escola de Comunicação, Valéria Credidio, elogiou a atuação dos professores. “Ficamos muito felizes com os resultados obtidos por nossos professores pesquisadores e o reconhecimento que cada um deles conquista a cada dia. É realmente uma felicidade, mas não uma surpresa, pois todos nós da Escola de Comunicação, alunos e professores, somos testemunhas do excelente trabalho realizado por eles, dentro e fora da sala de aula”.

E-Book de Congresso Internacional

Além de apresentarem trabalhos em eventos internacionais fora do país, os docentes da ECA-UnP também têm participado de eventos internacionais sediados no país, caso do Congresso Internacional de Investigadores em Publicidade- III RELAIP, ocorrido em abril, em Natal, realizado em parceria da UnP,  UFRN, Universidad Central Colombiana e Universidad Pontificia Bolivariana – UPB. As pesquisas apresentadas pelos docentes Manoel Pereira da Rocha Neto, Mari Sugai, Ana Tázia, Stella Galvão e Patrícia Gallo serão publicadas em E-Book intitulado “Perspectivas da Publicidade Iberoamericana” que será lançado ainda neste semestre. O Professor Josenildo Soares é o organizador.

Discentes da ECA também se destacam

A alta qualidade do corpo docente da ECA-UnP pode ser confirmada através do ensino aos discentes, que também têm alcançado destaque através de pesquisas realizadas. No último Intercom Nordeste, por exemplo, ocorrido em junho na cidade de Mossoró/RN, sete trabalhos de alunos da ECA foram premiados e classificados para a etapa nacional do Congresso, que ocorrerá de 04 a 07 de setembro, em Manaus/AM. Ao todo, sete trabalhos dos cursos de Cinema, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, além de Design Gráfico, que pela primeira vez participou do Intercom, foram premiados. 

Com a premiação, a Universidade Potiguar conquistou o terceiro lugar, ficando atrás apenas das federais do Ceará e Maranhão, sendo a primeira das particulares e a primeira geral do Rio Grande do Norte. O feito foi destaque em jornais de Natal e no site oficial da Rede Laureate. 

Em abril, o Curso de Publicidade e Propaganda da UnP levou todos os primeiros lugares do Prêmio Mandacaru de Publicidade Social, ocorrido durante a abertura do Congresso da Rede Latino Americana de Investigadores em Publicidade – Relaip.

Confira links com matérias sobre o Intercom e Prêmios Mandacaru:

Universidade Potiguar students stand out at the Intercom regional competition (Matéria Intercom – Rede Laureate)

Chuva de Prêmios para a UnP (Matéria Intercom – Novo Jornal)

UnP ganha prêmios Mandacaru (Matéria Prêmio Mandacaru – Tribuna do Norte)

 

PROGRAMAÇÃO DOS PROFESSORES NO EXTERIOR

Julho (07/13) 

16 e 17/07 – Professora Isabel Cristine e Professor Manoel Pereira da Rocha participarão do II Encontro Luso-Afro-Brasileiro “As mulheres e a imprensa periódica” em Lisboa/Portugal.

Trabalhos:

“A educação da mulher nos escritos jornalísticos de Palmyra Wanderley (1914-1920)” é um recorte da dissertação de mestrado da Professora Isabel Cristine. A pesquisa investiga a educação feminina e a condição da mulher por meio das práticas de escrita da jornalista Palmyra Wanderley encontradas na revista Via-Láctea (1914-1915) e nos jornais A República e Diário de Natal, na década de 1920, que circularam na cidade de Natal (RN).

“Jornal das Moças (1926-1932): a imprensa feminina no Rio Grande do Norte”, de autoria do Professor Manoel Pereira da Rocha Neto, é um recorte de uma pesquisa institucional (UnP) com colaboração da Professora Isabel Cristine. A pesquisa investiga o Jornal das Moças, folha feminina que circulou na cidade de Caicó (RN), de 1926 a 1932, destacando as professoras Georgina Pires, Dolores Diniz e Júlia Medeiros. Essas mulheres buscavam, por meio dos seus textos, equidade de gênero na sociedade.

Os trabalhos farão parte da mesa “Presença Feminina na Imprensa Brasileira”.

Agosto (08/13) 

21 a 23/08 – Professora Stella Galvão participará da IX Bienal Ibero-americana de Comunicação, que acontecerá em Santiago, no Chile;

21/08 – Professor Josenildo Soares será conferencista na Universidad Central Colombiana, abordando o tema Publicidad y Ciudadania

22/08 – Professor Josenildo Soares participará de banca de TCC de Publicidade e Propaganda como avaliador honorário na Universidad Pontificia Bolivariana – seccional Medellín. O TCC é intitulado: Las asociaciones simbólicas de la mujer y su cabelo em los discursos publicitários”;

22/08 a 24/08 – Professor Josenildo Soares apresentará pesquisa desenvolvida na UnP com o tema abaixo: “Corpo-Arte, Corpo-Sentido, Corpo-Linguagem: a constituição da sociedade/ sujeitos transgressores a partir de tatuagens”;

Setembro (09/13) 

– 28/09 a 04/10 – Professor Josenildo Soares apresentará artigo fruto de pesquisa na ECA: Sociologia da Emoção; na Associação Latinoamericana de Sociologia – ALAS – em Santiago, Chile; 

Outubro (10/13) 

– 28/10 a 30/10 Professor Josenildo Soares participará do ADMIRAR 2013, na Universidad Pontificia Bolivariana – Seccional Medellín – UPB/Colômbia, apresentando a pesquisa “Discurso anunciante: la relacion entre imagen, palavra y silencio”.