Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

21 de março de 2019 16:12

PET Letras realiza primeira atividade de 2019.1

Encontro discutiu diversos pontos pertinentes sobre a obra “Primeiras Estórias”, do escritor Guimarães Rosa

Abordando a obra “Primeiras Estórias”, do escritor Guimarães Rosa, o PET – Literatura no RN iniciou as atividades de extensão, deste semestre, com o  primiero PET Clube de Leitura do ano. Realizado no dia 14 de março, na Unidade Floriano Peixoto, o evento discutiu diversos pontos pertinentes sobre o livro do autor.

Durante o encontro, chegou-se à conclusão de que, na obra do autor, o sertão se torna um universo de aprendizagem, em que os principais dilemas humanos se desenrolam: a vida, morte, loucura, religião, vingança, existência, entre outros. Além disso, foi possivel perceber a genialidade do estilo de Guimarães, que mescla diversos níveis de linguagem em sua escrita.

De acordo com o Prof. Ricardo Yamashita, os participantes colocaram em pauta a evolução do regionalismo na literatura brasileira. “Destacamos que, antes de Guimarães, as obras regionalistas possuíam um caráter de denúncia social, sendo uma literatura engajada em mostrar um quadro de miséria que assola o país, mas, com o escritor mineiro, essa tendência ganhou novos ares, voltando-se para um aspecto universal”, explica.

Ao final do encontro, os presentes escolheram as próximas obras a serem discutidas ao longo do semestre: A Noite Que Nunca Acaba, do potiguar Carlos Fialho; Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos, da escritora contemporânea Ana Paula Maia; e Pedro Páramo, do mexicano Juan Rulfo.