Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

5 de junho de 2018 16:59

Pontes de Macarrão agitam primeiro dia do Congresso Científico de Mossoró

Antes mesmo da conferência magna do XI Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Mossoró, o clima já era de agitação na Praça do Petróleo. O Desafio das Pontes de Macarrão reuniu equipes formadas por alunos do Curso de Engenharia Civil para ver qual das estruturas construídas com espaguete e massa epóxi conseguiria resistir ao maior peso possível.

Cada ponte é construída com um design diferente, mas cada uma tem um propósito aprendido em sala de aula aplicado na prática. Para a competição, as estruturas são encaixadas em um vão entre duas mesas e, penduradas em um gancho, são encaixadas anilhas de pesos diferentes. A plateia vibra a cada novo peso colocado e a tensão do grupo concorrente aumenta até que a ponte não resista e quebre.

Ao final, a equipe vencedora foi bicampeã, formada pelos alunos: Eronildes Rodrigues da Silva Júnior, Gilmar Guilherme da Silva, Lucas Raffael Silveira Antunes, Miguel de Almeida Junior, Neemias Marques Vasconcelos Costa e Isabelle Cristina da Costa Dantas. Os estudantes, da turma A da 5ª série matutina, atribui o trabalho em equipe ao resultado, além do aperfeiçoamento do protótipo usado no ano anterior. A ponte construída por eles, resistiu a um peso total de 53kg.