Acessibilidade
28 de novembro de 2012 14:50

Prêmio de Responsabilidade Social da Laureate Brasil anuncia seus vencedores

Os dez jovens empreendedores sociais vencedores do Prêmio Laureate Brasil serão anunciados no dia 30 de novembro, às 18h30, em cerimônia realizada no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Dentre os selecionados, cinco são de São Paulo (SP), dois de Natal (RN), um de Nova Lima (MG), um de Bom Jardim (RJ) e um de Salvador (BA).

Na ocasião, os premiados receberão um troféu de reconhecimento e R$ 2 mil como incentivo ao desenvolvimento do projeto na comunidade e estímulo para outros parceiros também apoiarem os escolhidos.

O Iniciativa Jovem UnP, por sua vez, selecionou três empreendedores sociais como vencedores do programa, que irão participar do Encontro Nacional dos Jovens Empreendedores Sociais, que acontece em São Paulo entre os dias 27 e 30 de novembro. Dentre os três selecionados pelo projeto, dois são alunos da Universidade Potiguar: Gisele Oliveira da Silva e Kleidson Daniel Medeiros Leopoldino. Além deles, foi selecionado Enderson Araújo de Jesus Santos, de Salvador (BA).

“Estou extremamente satisfeita com os resultados alcançados já no primeiro ano do programa. Conseguimos contemplar projetos representativos da diversidade sociocultural e econômica da região Nordeste. A Universidade Potiguar, representante dessa iniciativa, está duplamente feliz pelos alunos selecionados e, notadamente, pelo potencial de  expansão que o programa já indica”, disse a Professora Alda Karoline Lima da Silva, coordenadora do Programa Iniciativa Jovem UnP.

Escopo do Prêmio Laureate Brasil

O objetivo principal do Prêmio Laureate Brasil é reconhecer jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam. Uma dezena de jovens candidatos é selecionada anualmente para participar de um curso on-line de Empreendedorismo Social, em formato de social game, certificado pelas respectivas universidades. Além disso, os jovens passam a integrar uma rede internacional de empreendedores sociais.

O prêmio faz parte do programa global YouthActionNet®, criado em 2001 pela International Youth Foundation com o propósito de reconhecer, apoiar e dar visibilidade às lideranças jovens que se dedicam ao empreendedorismo e ao negócio social.

A Laureate International Universities, maior rede de universidades do mundo com instituições de ensino sediadas em 29 países, mantém desde 2005 parceria com o programa YouthActionNet® por meio da Sylvan/Laureate Foundation para estimular a criação de programas locais a partir da articulação das mais de 60 universidades que compõem sua rede global.

No Brasil, a parceria existe desde a criação, em 2008, do Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, sob a gestão da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Em 2012, a Universidade Potiguar (UnP), no Rio Grande do Norte, também passou a integrar essa articulação com o lançamento do Programa Iniciativa Jovem UnP. A perspectiva da Laureate Brasil é que outras universidades da rede no país poderão passar, em breve, a fazer parte dessa iniciativa.