Acessibilidade
5 de dezembro de 2012 11:01

Prêmio de Responsabilidade Social da Laureate Brasil apresenta seus vencedores

Na última sexta-feira, (30), foram anunciados os dez jovens empreendedores sociais vencedores do Prêmio Laureate Brasil. A cerimônia foi realizada em São Paulo, no câmpus Vila Olímpia da Anhembi Morumbi, instituição integrante da rede internacional de universidades Laureate. 

Na ocasião, prestigiaram o evento: Josiane Tonelotto, pró-reitora acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi; Samela Soraya Gomes, reitora da Universidade Potiguar (UnP); Sandra Amaral, pró-reitora acadêmica da Universidade Potiguar, e Peter Shiras, vice-presidente executivo da International Youth Foundation e Rosa Moraes, diretora de comunicação e RP da Laureate Brasil;

Do total de laureados, sete foram selecionados pelo Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi e três pelo Programa Iniciativa Jovem UnP. São eles:
– Aline Souza da Silva – projeto Moeda Social ORPAS (São Paulo/SP)
– Guilherme Cepeda Carocia – Burn Book (São Paulo/SP)
– Josiely Chaves Rodrigues Souza –  Ampliando Horizontes (Nova Lima/MG)
– Juliano Luis Palm, – Sobrado Cultural Rural (Bom Jardim/RJ)
– Kellen Almeida R. de Carvalho – Cicla Brasil (São Paulo/SP)
– Mayura Okura – Valorizando seu resíduo (São Paulo/SP)
– Rodrigo Santos Sousa – Click na lata e cia (São Paulo/SP)
– Enderson  A. de Jesus Santos – Mídia Periférica (Salvador/BA))
– Gisele Oliveira da Silva – Escutando a surdez: espaços de diálogos e conscientização política (Natal/RN)
– Kleidson Daniel M. Leopoldino – Incubadora OASOS (Natal/RN)

Os premiados receberam um troféu de reconhecimento e R$ 2 mil de incentivo ao desenvolvimento do projeto na comunidade, além de estímulo para outros parceiros também apoiarem.

O principal objetivo do Prêmio Laureate Brasil é reconhecer jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam. Uma dezena de jovens candidatos é selecionada anualmente para participar de um curso on-line de Empreendedorismo Social, em formato de social game, certificado pelas respectivas universidades. Os jovens também passam a integrar uma rede internacional de empreendedores sociais.

O prêmio faz parte do programa global YouthActionNet®, criado em 2001 pela International Youth Foundation com o propósito de reconhecer, apoiar e dar visibilidade às lideranças jovens que se dedicam ao empreendedorismo e ao negócio social.

A Laureate International Universities, maior rede de universidades do mundo com instituições de ensino sediadas em 29 países, mantém desde 2005 parceria com o programa YouthActionNet® por meio da Sylvan/Laureate Foundation para estimular a criação de programas locais a partir da articulação das mais de 60 universidades que compõem sua rede global.

Resultados superlativos no Brasil

No Brasil, a parceria existe desde a criação, em 2008, do Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, sob a gestão da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Pioneira, a iniciativa registra hoje números superlativos: mais de 800 horas de formação por meio do curso de Empreendedorismo Social; cerca de 400 inscrições; e um total de 80 jovens reconhecidos e apoiados.

“Mais do que isso, os resultados obtidos até aqui transcendem as fronteiras da universidade: a iniciativa já causou impacto positivo sobre aproximadamente 50 mil pessoas, sejam beneficiárias diretas ou indiretas dos projetos”, explica José Roberto Loureiro, presidente da Laureate Brasil.

Em 2012, a Universidade Potiguar (UnP), no Rio Grande do Norte, também passou a integrar essa articulação com o lançamento do Programa Iniciativa Jovem UnP. De acordo com Loureiro, a perspectiva da Laureate Brasil é que outras universidades da rede no país poderão passar, em breve, a fazer parte dessa iniciativa.

Clique aqui para ver as fotos