Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

12 de junho de 2013 18:16

Prêmio Iniciativa Jovem prorroga prazo para inscrições de projetos

A Laureate Brasil prorrogou até o dia 23 de junho o prazo para as inscrições do Iniciativa Jovem 2013, premiação oferecida através da Universidade Potiguar para valorizar e capacitar empreendedores sociais entre 18 e 29 anos, que tenham desenvolvido projetos sociais com impacto em municípios da região Nordeste. 

Com importância cada vez maior dentro dos debates sobre a questão social no país e no mundo, o engajamento na solução de problemas sociais por parte de  pessoas ou organizações do terceiro setor está crescendo ao mesmo tempo em que precisa de pessoal capacitado para a criação e manutenção de propostas que possam causar impacto positivo sobre comunidades com necessidades de assistência e apoio.

Para incentivar o crescimento deste tipo de trabalho a Laureate International, através de suas instituições de Ensino Superior no Brasil, desenvolveu o “Prêmio Laureate Brasil” voltado para empreendedores sociais no Nordeste e no Sudeste – este último através da Universidade Anhembi Morumbi – englobando o Iniciativa Jovem. Os vencedores receberão R$ 2.000,00 para investimentos em seus projetos e ganharão um curso para formação profissional na área, criado no formato de social game, para o aprendizado de conteúdos acadêmicos e formação técnica.

Um dos grandes diferenciais do curso é o contato com empreendedores e instituições de diferentes estados, países e realidades para a troca de informações e criação de parcerias. Em 2012 foram selecionados três propostas norte-rio-grandenses e sete outras, vindas de demais localidades. “Posso dizer que é algo inesquecível e inigualável. Uma oportunidade única que estamos podendo experimentar, pois fazer parte de uma rede mundial de jovens empreendedores e estar participando dessa formação com os melhores profissionais tem sido maravilhoso”, diz Gisele Silva, uma das vencedoras última edição.

O empreendedorismo social foca-se em desenvolver propostas inovadoras, seja com fins lucrativos ou não, voltadas para a solução de problemas comuns das parcelas mais vulneráveis da população, levando cidadania e oportunidades de melhoria de vida. Diferentemente de ONGs ou empresas comuns, as empresas sociais utilizam mecanismos do próprio mercado para, por meio de sua atividade principal, reverter a lógica da valorização do lucro acima do bem estar da maioria.

Os interessados devem acessar o site www.premiolaureatebrasil.com.br, sendo que a inscrição pode ser feita pelo autor ou coautor do projeto, mas apenas um deles pode estar inscrito. Esclarecimentos podem ser recebidos pelo e-mail iniciativajovem@unp.br, ou mesmo pelo site do programa.