Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

27 de Maio de 2013 09:59

Prêmio Jovem Cientista 2013 discute os cuidados com a água do planeta

Este ano o CNPq realiza o XXVII Prêmio Jovem Cientista, trazendo o tema “Água: Desafios da Sociedade”. Os prêmios serão oferecidos em dinheiro, equipamentos e bolsas de iniciação científica para os inscritos nas categorias: estudante do Ensino Médio, estudante do Ensino Superior e categoria Mestre e Doutor. Os primeiros colocados também farão parte da Reunião Anual da SBPC 2014, onde poderão expor as suas pesquisas e ter contato com outros pesquisadores.

A terra possui 70% de sua superfície coberta por água, no entanto apenas 0,003% deste total são próprias para o consumo e a preocupação em proteger estes mananciais está na pauta dos principais fóruns de discussões a respeito do futuro do planeta. O Brasil detém as maiores reservas do mundo e hoje é palco de muitas das soluções que podem ser apresentadas para as questões referentes à água.

O uso inteligente da água se dará com o envolvimento de diversos atores sociais e de todos os setores da economia, para o melhor aproveitamento e gestão da água para todos. O Prêmio Jovem Cientista busca incentivar pesquisadores brasileiros a criarem novas propostas a respeito do tema e ajudar o país a encontrar respostas práticas e diretas para os problemas representados pela seca, alterações climáticas globais, a poluição, entre outros.

As premiações em dinheiro chegam a R$ 30 mil, incentivando o trabalho e crescimento do número de cientistas no Brasil. Mais informações sobre as linhas de pesquisa adotadas pelo CNPq e demais assuntos podem ser encontradas no site do programa – www.jovemcientista.cnpq.br – ou pelo e-mail pjc@cnpq.br. Não fique de fora, participe!