Acessibilidade
14 de agosto de 2017 12:25

Prêmio Laureate Brasil divulga seus 12 finalistas

Entre os projetos, quatro foram selecionados dentro do Jovem Empreendedor Social UnP

Quatro projetos selecionados para o Jovem Empreendedor Social UnP estão entre os 12 finalistas do Prêmio Laureate Brasil anunciados no dia 9 de agosto. A iniciativa tem por objetivo reconhecer e apoiar as ações de jovens empreendedores sociais, buscando projetos que estão gerando mudanças significativas em comunidades de várias regiões do país. Agora, eles precisarão concluir, com sucesso, a capacitação on-line e presencial, que será realizada em Natal nos próximos meses. A Cerimônia de Premiação será sediada na Universidade Potiguar no dia 9 de novembro.

São finalistas dentro do Jovem Empreendedor Social UnP, os projetos: AGROMARRA, de Diego Fernandes; LEP – Liga de Empreendedorismo Potiguar, de Yolanda Rodrigues; Projeto Palaffit, de Stilo Santos; e Quintal Urbano, de Fernanda Rabelo.

O Agromarra, software desenvolvido pelo natalense Diego Santos, 29 anos, é uma plataforma online que auxilia na gestão de propriedade rurais, indicando formas eficientes de minimizar custos para os fazendeiros. Já a Liga de Empreendedorismo Potiguar, projeto de Yolanda Rodrigues, nasceu do objetivo de fomentar o estilo de vida empreendedor no meio universitário transformando a realidade dos estudantes potiguares.

Representando o estado de Pernambuco, Pedro (STILO) Santos é co-fundador do centro e produtora artístico-social Palaffit que tem como objetivo potencializar o protagonismo juvenil através das artes – ferramentas de transformação social e organização popular. E a concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnP, Fernanda Rabelo, é a idealizadora do empreendimento social Quintal Urbano que contempla praças no bairro de Ponta Negra, em Natal, onde já foram realizadas oficinas participativas, workshops, intervenções artísticas, mutirões de limpeza entre outras ações, sempre em parceria com os moradores e voluntários.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Além deles quatro, também foram contempladas outras iniciativas no Brasil: Amora Bonecas – Brinquedos Afirmativos, de Geórgia Nunes; Education Against Tobacco, de Luiz Eduardo; Ludkids, de Valéria Romano; Projeto Cosmos, de Carlla Vicna; Projeto Joule, de Shirley Schneider; Re-ciclo, de Natália Pietzsch; SIGNA, de Fabíola da Rocha; e SolidarEasy, de Nicholas Montenegro.

Como parte de uma iniciativa global, o Prêmio Laureate consagra as ações dos programas Jovem Empreendedor Social Anhembi Morumbi (Região Sul e Sudeste), Jovem Empreendedor Social UnP e Jovem Empreendedor Social UNIFACS (Região Nordeste) e Jovem Empreendedor Social UniNorte (Região Norte e Centro-Oeste), pertencentes à Laureate International Universities.

Juntamente com o curso sobre Empreendedorismo Social, os vencedores receberão uma quantia de US$ 2.000,00 (dois mil dólares) que será utilizada para financiar suas iniciativas. A participação proporciona ainda visibilidade mundial aos projetos, através de um ambiente global de jovens lideranças de diversos países, por meio da rede colaborativa de programas interligados YouthActionNet® e com outros empreendedores sociais e potenciais investidores.