Acessibilidade
12 de dezembro de 2011 10:31

Prêmio Pré-Consultores tem nova edição hoje na Unidade Roberto Freire

Com o intuito de reconhecer o trabalho de pré-consultoria desenvolvido pelos seus discentes, bem como a colaboração dos micro e pequenos empresários que aderiram ao projeto neste semestre, a Escola de Gestão e Negócios promove  nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, a Cerimônia de Encerramento e Premiação do Pré-Consultores UnP/SEBRAE 2011.2.

O Profº Gustavo Adolfo, diretor da Escola de Gestão e Negócios, convida os discentes dos Cursos de Administração, Gestão Financeira e Marketing, bem como demais interessados, a participarem do referido evento, que será realizado a partir das 19h30min no Espaço de Eventos da unidade acadêmica Roberto Freire. Na ocasião, serão anunciadas e premiadas as melhores propostas de ação gerencial apresentadas pelos pré-consultores.

Neste semestre, as atividades do Projeto mobilizaram mais de 320 discentes dos Cursos da Escola do campus Natal, além de docentes da UnP e profissionais do SEBRAE/RN, no atendimento a 65 micro e pequenas empresas da capital potiguar.

“Os resultados do Projeto são bastante positivos: as atividades aproximam os discentes do mercado de trabalho e propiciam uma vivência profissional durante o processo formativo, diversificam os procedimentos metodológicos das disciplinas e aprimoram a relação teoria-prática dos Cursos, além de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de micro e pequenos empresários diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo”, afirma Profº André Pessoa, coordenador do projeto de extensão na UnP.

O Projeto

Fruto de uma parceria estabelecida entre a Escola de Gestão e Negócios da UnP e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Projeto Pré-Consultores vêm oferecendo gratuitamente o serviço de pré-consultoria nas áreas administrativa, financeira e de marketing para micro e pequenos empresários da capital potiguar.

No início de cada semestre letivo, os discentes envolvidos – pré-consultores – participam de encontros formativos, nos quais consolidam os conhecimentos acerca das características e particularidades do serviço de consultoria. O trabalho dos pré-consultores é iniciado com uma visita à micro e pequena empresa atendida para aplicação de um instrumento de diagnóstico organizacional. Os dados levantados, que são analisados com auxílio de docentes, norteiam a elaboração de um Plano de Ação, que apresenta propostas de intervenção fundamentadas em conhecimentos teórico-práticos, para enfrentamento das fragilidades identificadas.

Desta forma, as ações recomendadas pelos pré-consultores orientam a adoção de condutas gerenciais que fomentem o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas atendidas pelo Projeto.