Acessibilidade
7 de Março de 2014 10:51

Prêmio Top Educacional está com inscrições abertas e contempla ações inovadoras nas IES

Estão abertas as inscrições para a 21ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. O concurso, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), busca identificar e divulgar propostas inovadoras do ensino superior que já tenham sido executadas e apresentado resultados comprovados na vida institucional, com reflexos importantes em sua área de abrangência. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio de 2014.

Os interessados em participar da 21ª edição do Top devem apresentar projetos nas áreas de pesquisa e extensão; inovações curriculares na graduação, pós-graduação e nos cursos sequenciais; avaliação institucional; modelos de gestão; iniciativas promotoras de inclusão social e de proteção ao meio ambiente. O coordenador da melhor iniciativa ganhará R$ 10 mil.

Os projetos, que devem ser encaminhados à sede da ABMES, precisam explicitar detalhadamente o problema a ser tratado, as alternativas utilizadas para a busca de soluções e, principalmente, comprovar os resultados obtidos.

Tais trabalhos têm favorecido a realização de estudos e pesquisas voltados para as questões sociais mais amplas e para o desenvolvimento de alternativas capazes de promover a melhoria da qualidade do ensino. Diversos projetos, metodologias e protótipos foram posteriormente patenteados e/ou considerados referências para outras instituições de ensino.

Participe

Para concorrer é preciso ter vínculo institucional com alguma Instituição de Ensino Superior (IES), que pode ser pública ou particular, associada ou não à ABMES. Os formulários de inscrição devem ser preenchidos de acordo com o regulamento, disponível no site do Top (http://www.top.abmes.org.br). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio de 2014.

Além do valor pago em dinheiro, a ABMES destina uma edição anual do ABMES Cadernos à publicação dos artigos assinados pelos coordenadores das propostas vencedoras. Por meio dessas publicações, as ações ganham visibilidade nas demais IES do Brasil e do exterior. A ABMES também dedica um hotsite com histórico das edições anteriores, projetos vencedores e informações gerais aos interessados.  “Isso possibilita que a iniciativa se torne referência para a comunidade acadêmica e possa ser adaptada para a realidade da sociedade”, afirma Cecilia Horta, Diretora Acadêmica da ABMES.

Fonte: Prêmio Top Educacional

Prêmio Top Educacional