Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

1 de setembro de 2015 14:41

Processos químicos te encantam? Engenharia Química pode ser uma profissão a ser seguida

Já pensou na relação que o Engenheiro Químico pode ter com utensílios usuais da sua casa? Pois, analisando encontraremos várias associações. Na cozinha, ao pegar o detergente ou sabão, também nas embalagens de produtos na geladeira; no quarto das crianças, onde existem brinquedos de plásticos; na garagem, o automóvel. Em tudo isso existe uma relação bem próxima com as funções que esse profissional desenvolve. Os processos químicos que envolvem a elaboração desses produtos são manipulados por esses engenheiros.

Pela própria natureza de sua formação, que combina princípios da matemática, química, física e biologia com técnicas da engenharia, o profissional da Engenharia Química tem sido considerado um dos mais versáteis de todos os engenheiros. Pode atuar em indústrias de celulose e papel, borracha e plásticos, petróleo e petroquímica, cerâmica, tratamento de efluentes, tintas, corantes e cosméticos, biotecnologia, indústria alimentícia e sucroalcooleira, dentre outras.

No que diz respeito à profissão, o engenheiro é responsável não apenas pela concepção, desenvolvimento e dimensionamento dos processos de elaboração dos produtos, mas no constante aperfeiçoamento dos processos que os geram. Em cinco anos da graduação, oferecida pelo UnP na Unidade Nascimento de Castro, o formado estará preparado para executar análises econômicas dos derivados dos processos químicos, além atuar construindo e, posteriormente, na gestão de unidades industriais.