Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

2 de agosto de 2018 10:47

Prof. Ítalo Vale fala sobre formação no setor eólico em Fórum Nacional

Coordenador da Pós-Graduação e Professor das Engenharias foi destaque durante evento pela parceria entre Cerne e UnP

A parceria entre a UnP e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) foi destaque durante o 10º Fórum Nacional Eólico, realizado entre os dias 25 e 27 de julho, em Natal. Desde 2015, a união possibilita a realização de cursos profissionalizantes na área de energias renováveis, juntamente com a oferta de Pós-Graduações já consolidadas no Rio Grande do Norte.

O Coordenador da Pós-Graduação da UnP na área, Prof. Ítalo Vale, representou a Instituição durante o painel “O desafio de bem formar profissionais no setor eólico nacional e regional”. Ele afirma que as formações técnicas e superior são de extrema importância para que os profissionais locais absorvam as demandas que surgem com a aplicação de investimentos na área de energias renováveis no RN.

“Isso já atrai público de outros Estados como Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com alunos matriculados na Pós-Graduação em Implantação e Operação de Parques Eólicos e Fotovoltaicos”, acrescenta. Durante o evento, entidades de ensino assumiram a responsabilidade em contribuir com o desenvolvimento da região e apresentaram suas atuações para formação profissional.

Também participaram do painel, junto ao Prof. Ítalo, a docente do Departamento de Economia da UFRN, Profa. Luziene Dantas de Macedo, o representante da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Fernando Luiz Marcelo Antunes; a Diretora Executiva do CTGás-ER, Cândida Amália Aragão de Lima; o Coordenador do Curso de Engenharia de Energia do IFRN, Prof. Jacques Cousteau da Silva Borges; o Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Cerne, Prof. Hugo Fonseca; e o Diretor de Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Cerne, Olavo Bueno Oliveira.

O 10º Fórum Nacional Eólico materializa a posição de destaque do Rio Grande do Norte no cenário nacional no setor de energias renováveis. Grandes investimentos serão aplicados no Estado nos próximos anos com a construção de vários parques eólicos o que mobilizará inúmeros setores da indústria regional.