Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

17 de setembro de 2014 12:21

Professores apresentam trabalhos na área de Petróleo e Gás no Rio de Janeiro

 

Durante o maior evento de Petróleo e Gás da América Latina, o Rio Oil & Gas – Expo and Conference, dois professores da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, estiveram presentes apresentando seus trabalhos de pesquisa.

O Professor Fábio Pereira Fagundes, da Escola de Engenharia e Ciências Exatas e do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás, apresentou o trabalho Viscoelastic properties of linear and cross-linked fracturing gels based on xanthan/guar mixtures – Effect of temperature and cross-linker concentration on the proppant settling velocity. Trata-se de um estudo sobre melhoramento de fluido de perfuração de poços de petróleo. Para a apresentação o professore contou com a participação das alunas de graduação, Yngrid Fernanda de Souza e Janayna Nobrega Spagnol.

Já o Professor Glauber José Turolla Fernandes, do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás, apresentou os trabalhos: Avaliação da Concentração de Contaminantes no Ar de Admissão utilizando em termelétricas e as emissões de metais orgânicos e íons dos processos de combustão correspondentes; “Monitoramento dos gases SO2, NO2, O3, CO e CO2 em usinas termelétricas com diferentes tipos de combustíveis através da técnica “Diferential optical absorption apectroacopy” (DOAS); Classificação dos resíduos sólidos gerados em usinas termelétricas de gás natural, óleo diesel e etanol.

O Rio Oil & Gas é realizado a cada dois anos na cidade do Rio de Janeiro. A edição deste ano aconteceu entre os dias 15 e 18 de setembro.

Para mais informações, acesse o site do evento.